Aprendizagem baseada em experiências

04/07/2023
Por: Administração
Apresentação ABEx

Neste semestre o curso de Administração realizou os componentes de Aprendizagem Baseada em Experiências I, III e V, sendo: ABEx I Administração nos diferentes modelos organizacionais, com professor James Antonini; ABEx III Mapeamento de Processos e Políticas de Gestão de Pessoas, com professora Andrea Zambarda; e ABEx V Consultoria e Planejamento Estratégico, com professores Gilseli Molozzi e Duilio Schaefer.

• Na ABEx I tem os estudantes tem a primeira aproximação com a realidade profissional do Administrador. Além disso, é desenvolvido, nesta ABEx, um projeto de cunho social, atendendo a comunidade. Neste semestre os estudantes estruturaram um projeto que atendeu uma necessidade da entidade Ágape, com arrecadação e doação de produtos e alimentos.

• A ABEx III, realizada no 3º período do curso de Administração, visa desenvolver um mapeamento de processos e elaboração de políticas de gestão de pessoas para empresas reais. Nesta edição foram desenvolvidos projetos para as empresas: Menezes e Associados, Transportes Zeni, Costa Ferro, Moinho Xanxerê, Supermercado Anzilieiro, Difference Etiquetas e Elétrica Panzera. Apresentações realizadas no dia 29/06/23, com participação dos acadêmicos, professora, coordenação do curso e representantes das empresas.

• Na ABEx V os estudantes desenvolveram projetos de consultoria e planejamento estratégico para cinco empresas Nucleadas da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó, sendo: Auto Mecânica Dorini, Neo Home Casa Inteligente, De Paula Recuperadora de Caminhões, Eletro Oeste Iluminação e Recap Pneus. Neste componente foi realizado o diagnóstico, com visitas nas empresas, análise dos cenários interno e externo, Matriz SWOT Cruzada, BSC Balanced Scorecard, Mapa Estratégico e plano de ação 5W2H. As apresentações foram realizadas no dia 03/07, com presença dos acadêmicos, professores, coordenação do curso de Adm, representantes das empresas e diretores da ACIC.

​​​​​​​

As ABEx do curso de Administração foram planejadas para ter um crescimento no decorrer dos períodos, em termos de complexidade dos projetos e desenvolvimento de habilidades e competências dos acadêmicos. Assim, os acadêmicos que estão no 5º período, e já participaram de cinco ABEx, estão aptos para ingressar na última ABEx do curso de Administração – ABEx VI Laboratório Interdisciplinar de Vivências Empresariais, que será realizada integrando os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais.