Webmail

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

O Valor de um bom TCC

Categoria: Artigos Importantes E interessantes

 Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/como-utilizar-o-tcc-para-abrir-portas-no-futuro/37406/
 
31 de agosto de 2010, às 00h11min
Como utilizar o TCC para abrir portas no futuro?
"Um bom trabalho de TCC pode ser usado como portfólio do candidato a uma vaga de trainee ou emprego, valendo mencioná-lo no currículo", diz supervisora do CIEE
 
O último desafio do estudante na universidade pode ser encarado como uma porta de entrada para o seu futuro. O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) por muitas vezes é usado como principal chamariz no currículo para se conseguir um emprego.
 
"Um bom trabalho de TCC pode ser usado como portfólio do candidato a uma vaga de trainee ou emprego, valendo mencioná-lo no currículo. A avaliação se dará em função da relevância do tema do TCC para a atividade da empresa", afirma a supervisora de relacionamento com instituições de ensino do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Laura Alves.
 
Segunda a profissional, o estudante deverá ter cuidado com a estruturação, a fundamentação, o texto, as ilustrações e a formatação, enfim, empenhar-se ao máximo em apresentar um projeto de qualidade, lembrando que existem técnicas específicas para essa tarefa.
 
O próprio CIEE, por exemplo, mantém em seu site um curso gratuito de Educação à Distância, que visa apresentar subsídios teóricos e práticos referentes às etapas que compõem o desenvolvimento de um trabalho científico, seja um TCC, uma monografia, uma dissertação ou tese, por meio de exemplos e estruturas de fácil entendimento.
 
TCC na empresa

O TCC pode, inclusive, ser aplicado em uma empresa. "Ao abrir suas portas para um estudante fazer uma análise de caso, a empresa vê a oportunidade de iniciar um bom relacionamento com futuros profissionais ou parceiros; de ter sua corporação analisada em ambiente acadêmico; de identificar pontos positivos e negativos de sua atuação; e, em alguns casos, a possibilidade de adotar o projeto com vistas à melhoria de processos e produtos", reconhece a especialista do CIEE.
 
Contudo, Laura recomenda que, se a empresa for objeto exclusivo do TCC do estudante, ele terá de procurá-la para desenvolver o projeto. Caso a companhia seja apenas parte do trabalho ou uma das fontes, é importante (tanto para o projeto quanto para o contato) que o jovem se informe antes sobre ela, por meio de seu site ou dos noticiários.
 
"É importante também estar munido de uma carta de indicação do professor-orientador. Depois de concluído o TCC, o jovem deve encaminhar cópias para a pessoa que o atendeu e para o presidente da empresa, com cartas de agradecimento", avalia a especialista.
 
De fato, a contratação, a partir de um TCC, pode ou não acontecer e dependerá do fato da existência ou não de vagas na companhia. Entretanto, é importante demonstrar interesse em trabalhar ou em ser efetivado, revela Laura.
 
Trabalhando para o futuro

A mesma regra do trabalho de conclusão eficiente se enquadra no curso de Sistemas para Internet, da Veris Faculdades, onde, por meio do projeto "TCC Profissionalizante", os alunos ganham a chance de se prepararem para o mercado de trabalho praticando responsabilidade social.
 
Coordenado pelo professor Jefferson Pezeta, o projeto, que possui parceria com diversas ONGs (Organizações Não-Governamentais), proporciona ao estudante a chance de desenvolver ou reformular um site para uma destas instituições.
 
“A elaboração do TCC começa no segundo semestre do curso com a orientação de professores especializados. Os alunos desenvolvem o projeto com foco nas necessidades da instituição selecionada e, durante esse período, apresentam sugestões e melhorias, fazendo os ajustes necessários de acordo com as orientações da entidade para quem estão trabalhando”, afirma Pezeta.
 
De acordo com o professor, a iniciativa ajuda o aluno a se colocar no mercado de trabalho, já que o produto desenvolvido por ele poderá ser utilizado como parte de seu portfólio de apresentação. Cerca de cem alunos já passaram pelo projeto, segundo ele.
 

Deixe um comentário

Diário Thiago Canal

Categoria: Diário de Acadêmico em Intercâmbio

Ultimas horas na querida Buenos Aires. Daqui a algumas horas estarei pegando o taxi rumo ao aeroporto de Ezeiza, com destino ao Brasil.
Não tem como não ficar com saudades dessa cidade, das pessoas, e de tudo que vivi durante esses 30 e poucos dias! Infelizmente o tempo foi curtíssimo, mas consegui sentir um pouco do que é essa cultura e de como é o dia a dia das pessoas na cidade. Nós brasileiros temos muito que aprender com eles, principalmente o Patriotismo.
Para quem acha que na Argentina só existe, Maradona, Che Guevara e Futebol, esta muito enganado. Viver aqui, é voltar muitos séculos, e rever o nosso pensamento quando achamos que entendemos de cultura.
Durante esses dias, tentei agregar o máximo de coisas possíveis, que pudessem agregar ao meu crescimento profissional e pessoal, sem medo dos desafios... Fui agraciado com as oportunidades que surgiram, que jamais vai ter dinheiro que pague.
Trabalhar em um pais diferente, estudar em um pais diferente e morar em um pais diferente, faz com que nosso pensamento se abra e voltemos novamente a dar  feedbacks de o que queremos para a nossa vida, em nossa profissão, e em nossos estudos.
Uma coisa é certa, preciso voltar outra vez para essa cidade. Recomendo a todos, que se possível, façam um esforço para viver isso, até por que, a Argentina se torna um lugar muito atrativo em função de sua moeda nacional, o que se torna mais fácil a realização do intercambio. Aqui tem muitas escolas que podem oferecer cursos de Espanhol, e principalmente muitas organizações que podem oferecer algum tipo de estágio ou trabalho voluntário... lembrando que nessas horas, o dinheiro recebido no trabalho é o que menos importa... fica muito pequeno em relação a tudo que você aprende.
Agora só me resta, olhar as fotos e recordar todos os momentos!! O MSN vai estar sempre ligado em contato com a ONG onde fiz meu estágio, hahaha, preciso ver os projetos andando!!! Hahahaha
Queria agradecer de coração a Professora Magda, minha grande parceira, que me fez este convite de postar informações a respeito de meu estagio aqui no blogger!! E principalmente aos meus pais, que vieram me visitar aqui na minha ultima semana na hermosa Buenos, e que alem de pais, foram GRANDES companheiros de viagem!!!
Findando... se alguém esta pensando em viver algo diferente... corra atrás, por que vale muito a pena. Hoje a Unochapecó também conta com varias alternativas para viver isso. Busque informações no setor de intercâmbios, ou com a AIESEC. Se você realmente esta pensando em viajar... não pense duas vezes, VIAJE!
Também gostaria de deixar meu email, se alguém estiver pensando em viajar para Buenos Aires, para fazer um estagio ou algo do tipo: thiagocanal.chapeco@gmail.com
Forte Abraço!!!

Deixe um comentário

Diário da acadêmico Thiago Canal

Categoria: Diário de Acadêmico em Intercâmbio

Buenos Dias!!!
Essa semana começou o meu trabalho aqui na Argentina! Esta sendo um grande desafio, primeiro por que a ONG é nova, foi fundada em 2001, então tem muitas coisas para acertar ainda, e alguns projetos que tinha em mente acabaram ficando apenas como projetos escritos, para quem sabe em um futuro eles possam usar, por que muitas coisas precisam ser feitas antes de executar o projeto.
Essa semana também finalizei o “Projeto Sócio Mantenedor”. Apresentei o projeto juntamente com a minha supervisora para os diretores da ONG. O projeto foi aprovado, e agora na próxima semana vamos começar as atividades para executar o projeto.
O projeto, tem como objetivo buscar novos colaboradores financeiros e também voluntários para ONG. É um projeto muito simples de se executar. Fizemos duas reuniões no Banco de La Nacion, para acharmos a melhor forma para fazer com que empresas pudessem pagar uma “mensalidade” para a ONG, pois aqui na Argentina é muito burocrático, MAIS que no Brasil.
Finalizamos o Formulário de Doação, e fizemos algumas visitas “pilotas” em 3 grandes empresas aqui de Buenos Aires: Allianz, Coto Supermercados e Willians. Por sorte, conseguimos fechar 2 parcerias das 3 visitas que fizemos, e através de feedbacks das empresas, conseguimos melhorar mais algumas coisas no projeto e também na forma de agir.
Agora a ONG esta com vagas abertas para pessoas voluntarias que queiram buscar essas parcerias na empresa ( uma boa opção de estagio para alunos de administração ).
O projeto tem tudo para dar certo, pois aqui existem muitas grandes empresas, e a maioria delas, não trabalha o lado social, e acredito que vai ser fácil de conseguir parcerias, como foi com as 2 que fechamos, e também por que o valor mensal é um tanto quanto ilusório comparado com o faturamento mensal dessas empresas.
Também finalizei algumas coisas gráficas de comunicação visual da ONG, como por exemplo, Folha Timbrada, Cartão Comercial, e algumas padronizações internas.
Esta sendo uma experiência única, desde atender o telefone, até a brincar com as crianças!! Já estou começando a ficar com saudades das crianças e do pessoal do trabalho, todos muito acolhedores!!!
A semana esta terminando, muitas histórias, e esta se aproximando minha ultima semana na querida Buenos Aires!! Agora aproveitar os últimos dias!!
Hasta !!!
Thiago Canal

Deixe um comentário

Diário do Acadêmico Thiago Canal

Categoria: Diário de Acadêmico em Intercâmbio

Buenas!!
 
A viagem chegou à metade... mais uma semana se passou, e uma nova vem pela frente!! Já faz 15 dias que estou morando em Buenos Aires, e tenho mais 17 ainda para aproveitar!!
Esses 15 dias que passei até agora, não existe dinheiro que pague toda a experiência e aprendizado. Desde o momento da chegada ao Aeroporto até ao quarto do Hostel, tudo um aprendizado!
Cheguei a Buenos Aires, sem saber falar "Ola" em espanhol, e muito menos não sabia onde ia morar ou estudar!! A opção foi viver em um Hostel, chamado Hostel Colonial...não tenho duvidas de que essa opção tenha sido a mais correta possível, pois no Hostel estou vivendo com pessoas de todos os lugares do mundo, Austrália, Inglaterra, Chile, Colômbia, Noruega, Japão... Essa troca de experiência cultural é muito fantástica, e cada dia que passa tenho mais orgulho de ser brasileiro e do nosso pais!! As pessoas ficam encantadas com o que eu falo sobre o Brasil, sobre as pessoas e sobre as minhas atividades em Chapecó!!
Aqui no Hostel, me comunico apenas em Inglês, e fora do Hostel somente em Espanhol! Isso esta fazendo uma confusão enorme na minha cabeça hahaha, pois muitas vezes começo uma conversa em espanhol e depois termino em Inglês sem perceber!!! Experiência Incrível!!!
A minha rotina nesses 15 dias, estavam bastante cansativas, pois estava tendo aula de Espanhol das 9:00 as 14hrs, e depois saia sem rumo para desbravar a querida Buenos Aires, muitas vezes retornando para o Hostel somente 22hrs.
Ontem foi meu ultimo dia de aula, e para quem quer saber se valeu a pena o curso de Espanhol, VALEU MUITO A PENA! Como já falei, cheguei aqui sem falar NADA em espanhol, e hoje consigo me comunicar sem dificuldades!!
Foram dias de muito aprendizado, conhecer coisas novas, pontos turístico, pessoas, e de buscas de novos desafios!!
Na próxima semana, inicia mais uma etapa do meu objetivo aqui em Buenos Aires! Fazer um trabalho voluntario, desafiador, e que agregue em meu crescimento pessoal e profissional. Estou com pensamento positivo no novo trabalho, vou tentar aproveitar ao Maximo a oportunidade, por que sei que é única!!
 
Amanhã, pretendo acordar cedinho, comer as tradicionais medialunas, tomar um coletivo, e ir rumo a La Plata, uma cidade vizinha de Buenos Aires... uma cidade muito bonita, que foi toda planejada!! E a arquitetura da cidade é muito bonita!!!
 
Por hoje, seria isso... durante a semana, escrevo algumas das aventuras que passei nesses 15 dias!!! Pois estou com meus dedos congelados... hoje esta fazendo -2 graus!! Esta MUITO FRIO!
 
Gracias, hasta luego!!
Buenos aires me encanta!

Deixe um comentário