Adm no Mundo

10/10/2022
Por: Administração
Mundo das profissões

No último sábado (8), o campus da Unochapecó esteve repleto de atividades, oficinas e animação. Depois de dois anos de hiato devido à pandemia da Covid-19, o Mundo das Profissões voltou a ganhar vida para receber mais de três mil alunos secundaristas dos três estados do Sul. O evento abriu as portas da Universidade e apresentou sua estrutura, oferecendo aos futuros acadêmicos os primeiros contatos com sua área de preferência.

Durante o Mundo das Profissões, os visitantes tiveram a oportunidade de visitar os blocos da Unochapecó, explorar seus laboratórios e conversar com acadêmicos e docentes sobre seus cursos e áreas de interesse. Os mais de 30 cursos, aliás, capricharam na recepção: cada canto do campus apresentava atividades práticas que os acadêmicos vivem no cotidiano da graduação, para despertar a curiosidade ou atinar a certeza na hora de escolher o curso e realizar a inscrição.

Além de criar conexões com os jovens, as equipes de técnicos da Unochapecó também apresentaram setores da Universidade que estão à disposição para aumentar o impacto do diploma, como as possibilidades de intercâmbio via ARNI, bolsas de pesquisa, ensino de idiomas, estágios e muito mais. Uma palestra sobre liderança e desenvolvimento pessoal, com a psicóloga Aline Dotta, marcou a recepção aos professores que acompanharam o Mundo. O show da banda Malbec Trio encerrou a tarde com empolgação.

Para o reitor da Unochapecó, professor Cláudio Alcides Jacoski, o brilho no olhar dos futuros acadêmicos diante de tantas novidades foi também fonte de inspiração. Para ele, o evento deixou uma sensação de energias recarregadas e reforçou a missão da Reitoria em pensar uma Universidade cada vez mais inovadora, acolhedora e de referência.

“Essa retomada traz uma energia muito grande para todo mundo. Nós ouvimos de muitos docentes e técnicos o quanto precisavam desse contato, desse momento que nos dá um entusiasmo muito grande. Mais do que isso, preparando a caminhada profissional desses jovens nessa jornada que é a escolha da graduação. Acreditamos no crescimento da demanda do vestibular, uma vez que esse espaço serve também para dar base a essa decisão, já que eles encontram os laboratórios, os locais de formação sendo operados e se deparam com essa grande estrutura. A Unochapecó já formou mais de 40 mil profissionais e uma tarde como essa nos motiva a formar ainda mais", garantiu.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Márcio da Paixão Rodrigues, ressaltou que estiveram presentes escolas de todo o Oeste catarinense, Noroeste gaúcho e Sudoeste do Paraná. Muitas famílias também acompanharam o Mundo para incentivar seus jovens e, para o professor, a satisfação na expressão dos visitantes aquece as expectativas para o Vestibular 2023.

“O Mundo das Profissões é uma ferramenta que vem para auxiliar que os jovens tenham mais certeza na escolha da sua profissão, e é com muita felicidade que vemos eles saindo daqui hoje pensando em voltar. É muito grande o sentimento de gratidão, em especial aos docentes, escolas, diretores, e estudantes que entenderam a missão da Unochapecó como uma Universidade comunitária de fato. No pós-pandemia, vemos esse sentimento de disposição, de querer explorar, de querer conhecer, e o Mundo das Profissões reafirma que faz muito sentido esse momento de reunião com nossos estudantes, com nossos cursos e nossos docentes”, afirmou.

(Fonte: https://www.unochapeco.edu.br/noticias/mundo-das-profissoes-retorna-e-reune-mais-de-tres-mil-alunos-na-unochapeco)