Desafios e oportunidades das profissões

Sábado integrado

13/09/2020
Por: Curso de Administração Unochapecó

Desafios e oportunidades das profissões, este foi o tema do sábado integrado dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciêncais Econômicas da Unochapecó, que aconteceu no dia 12/09/2020. O sábado integrado reuniu professores e acadêmicos dos campus Chapecó e São Lourenço do Oeste.

A temática foi trabalhada pelos presidentes dos conselhos profissionais: Rúbia Magalhães CRC/SC, Ernani Hudler CORECON/SC e Paulo Sérgio Jorgani CRA/SC, com mediação da jornalista Juliana Giongo.

"O desafio das profissões são inúmeros mas considero três como fundamentais: Fazer uma leitura constante das dinâmicas do mundo dos negócios para ser agente de transformação da sociedade, tomar decisões baseadas em fatos e dados e promover a integração constante entre os stakeholders tendo sempre o compromisso de promover o crescimento sustentável dos negócios e a geração de renda para a sociedade", relata Paulo Jordani, Presidente do CRA/SC.

Rúbia Albers Magalhães, presidente do CRC/SC: "Agradeço a oportunidade de ter participado de um momento ímpar como esse, o Sábado Integrado. Parabenizo a Unochapecó por possibilitar eventos dessa natureza aos seus alunos. Foi incrível poder trocar informações, experiências e mostrar a força das profissões essenciais para as organizações. Aos acadêmicos de Ciências Contábeis digo que é muito importante termos uma trajetória com muito estudo, dedicação e superação, pois assim, com certeza terão um futuro promissor. Lembrem-se sempre que o conhecimento é a arma mais poderosa que vocês tem. Espero que tenham realmente escolhido a profissão que AMAM! Quando os olhos brilham, não importa quantas dificuldades irão enfrentar, não importa se os tempos ficarem difíceis. Estarão seguros de que estão no caminho CERTO, fazendo a DIFERENÇA enquanto profissionais e seres-humanos. Nunca se esqueçam de seguirem sempre pautados na ÉTICA, na RESPONSABILIDADE, no PROFISSIONALISMO e, principalmente, na alegria e no amor. Aos futuros profissionais exerçam sua profissão com dedicação e tenho certeza que irão trilhar um caminho de muito SUCESSO! Conectando pessoas. Fortalecendo a profissão!"

Para Ernani, presidente do CORECON/SC, "O debate no evento do sábado integrado promovido pela UnoChapecó  reunindo os diferentes cursos da área de gestão, convergiu para a percepção que o protagonismo na liderança pública e dos negócios privados, será ocupado por profissionais da nova geração que conjugarem competências como conhecimento, criatividade, dinamismo e capacidade de gerar resultados. O atual contexto mundial de enfrentamento de uma crise sem precedentes, é também uma oportunidade única de aprendizado para empreender num ambiente de acelerada transformação. Parabéns aos organizadores pela ótima atividade".

Após o debate, os alunos foram motivados a apresentar proposições para os desafios que encontram nas profissões e as soluções foram fantásticas e podem ser colocadas em prática nos contextos organizacionais da área de gestão e negócios.