Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Artes Visuais na Uno

Visa desenvolver no estudante habilidades e valores comprometidos com o meio social, cultural, educacional e comunitário, ampliando a visão para além das práticas pedagógicas e específicas da docência em Artes. Ainda, incentiva a pesquisa e a reflexão crítica, possibilitando a formação de um profissional consciente de seu papel. Disponibiliza uma matriz   curricular abrangente, na qual se destacam as disciplinas de Desenho, Pintura, Fotografia, Escultura, Gravura, História da Arte, entre outras.

Perfil do Profissional

Em Artes Visuais, o profissional é capacitado para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino, visando desenvolver a percepção, a reflexão e o potencial criativo. Assim, acumula aptidões para desenvolver ações ligadas a produções visuais, galerias, ateliês, ensino e pesquisa. Também é comprometido com o ambiente social, cultural e possui habilidades para o trabalho coletivo.  Conhece a história da arte, estilos, tendências, obras e outras criações visuais, bem como a interferência dessas manifestações artísticas na transformação da sociedade.

Mercado de Trabalho

A formação em Artes Visuais habilita, principalmente, para o ensino, ressaltando o desenvolvimento de competências e habilidades definidas nas Diretrizes Curriculares  Nacionais no que se refere à Formação de  Professores para a Educação Básica. Contudo, a profissão é mais abrangente, incluindo o mercado artístico-cultural, onde o profissional pode atuar como artista-pesquisador, na elaboração e desenvolvimento de projetos,  em centros e fundações culturais como pesquisador ou agente cultural, na gestão de programas, projetos e instituições ligadas à cultura e à arte.   

  • Licenciatura
  • 3,5 ANOS (2880 horas)
  • NOTURNO ou
    INTEGRAL
  • ENADE: Conceito 3
  • CPC: Conceito 3
  • IGC: Conceito 3
  • CAMPUS CHAPECÓ

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

O Curso conta com Ateliês de Desenho, Escultura e Cerâmica e Pintura e Gravura.

  • Biblioteca

  • Ateliê de Pintura

  • Biblioteca Digital

  • Ateliê de Escultura

  • Auditório

  • Galeria Agostinho Duarte

  • Participação na 32 Bienal em São Paulo

  • Livraria Universitária

  • Ginásio de Esportes

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 8030414 | Requisitos: 0

Contextualização histórica, política e social da arte da Pré-História ao Gótico. Estudo das manifestações artísticas antigas iniciando na Pré-História passando pela antiguidade oriental e ocidental até o período do Renascimento, incluindo estudos referentes a arte Pré-colombiana. Conhecimento, leitura e análise crítica das principais manifestações artísticas nacionais e internacionais do mundo antigo ao gótico.

Código: 8030415 | Requisitos: 0

Teoria e prática de estudos das técnicas de traçado à mão livre e sua aplicação na representação de sólidos geométricos, natureza morta e espaços. Relação composição e fundo. Estudos de texturas gráficas aplicadas ao desenho de observação e seus elementos, através de diferentes técnicas e materiais. A percepção visual através da composição no desenho e o ensino.

Código: 8030416 | Requisitos: 0

Estudo de elementos de composição considerando questões bidimensionais de ordem formal e conceitual. Questões de ordem formal: superfície, forma, espacialidade, movimento, dimensão e ritmo, transparência e opacidade, ruptura do plano, saturação e redução, contrastes, equilíbrio, profundidade. Questões de ordem conceitual: teorias da percepção.

Código: 8030417 | Requisitos: 0

Apresentação da Universidade, de seus significados, de suas designações na esfera institucional como Universidade Comunitária. Introdução à Extensão Universitária. O Curso de Artes Visuais - Licenciatura através do Projeto Político Pedagógico, das possibilidades de inserção profissional, da profissão de professor de Artes e de seus contextos e dos espaços físicos e institucionais da UNOCHAPECÓ, do perfil do egresso do curso e das possibilidades profissionais dentro e fora do meio educacional.

Código: 80250284 | Requisitos: 0

Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes gêneros. Coesão e coerência textual. Aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.

Código: 70830306 | Requisitos: 0

Principais correntes filosóficas modernas e respectivas formas argumentativo-epistemológicas que dão sustentação aos diferentes discursos e práticas educacionais: o idealismo, o materialismo histórico e dialético, o positivismo, o pragmatismo e a fenomenologia. O pensamento crítico frankfurtianos e seus aportes em educação. O pensamento dito pós-moderno/pós-estruturalista (ou da modernidade líquida) e seus aportes realizados pela teoria e pela prática educacionais: tradição filosófica que remonta a Nietzsche, passa por Heidegger e as diferentes derivações atuais no Brasil e no exterior.

Código: 8030424 | Requisitos: 0

Contextualização histórica, política e social da arte - do renascimento ao pós ¿ impressionismo. Conhecimento, leitura e análise crítica das principais manifestações artísticas nacionais e internacionais do renascimento ao pós- impressionismo.

Código: 8030425 | Requisitos: 0

Estudo das técnicas de traçado à mão livre e sua aplicação na representação das paisagens urbanas e rurais e seus elementos complementares, entre eles, figura de animais, sua representação volumétrica através do desenho de observação e o ensino escolar. Desenvolvimento do desenho de criação através do desenho de observação.

Código: 8030426 | Requisitos: 0

Conhecimento do objeto da estética e sua relação com o comportamento humano e a produção artística no tempo/espaço.

Código: 8030427 | Requisitos: 0

Teorias da forma: espaço, forma e representação. Fundamentos do estudo da cor (Aspectos físicos, fisiológicos e psicológicos da cor). Estudo da cor através da forma e sua composição. Referências históricas e conceituais.

Código: 70830305 | Requisitos: 0

O Conhecimento e seus níveis. A ciência como base da formação profissional. Universidade como espaço de apropriação, produção e difusão de conhecimentos. Organização pessoal, métodos e técnicas de estudo. A pesquisa bibliográfica e a escrita científica. Normas da ABNT. Elaboração e apresentação de trabalhos técnico-didáticos e acadêmicos. Improbidade acadêmica (plágio).

Código: 70830310 | Requisitos: 0

Introdução aos paradigmas da sociologia (funcionalismo, materialismo histórico e a sociologia compreensiva) e sua compreensão sobre relação entre a educação e a sociedade. Pós modernidade e educação. Educação, cultura e sociedade, Sociologia formulada no Brasil. A relação entre trabalho e educação no contexto das relações capitalistas de produção.

Código: 8030436 | Requisitos: 0

Contextualização histórica, política e social da arte ¿ ARTE MODERNA: Vanguardas Artísticas do século XX e o Pós-modernismo Conhecimento, leitura e análise crítica das principais manifestações artísticas nacionais e internacionais da arte moderna e pós-moderna.

Código: 8030437 | Requisitos: 0

Desenho técnico e de observação à mão livre, da figura humana através de imagens, manequins e modelos vivos, enfatizando o estudo das características anatômicas e proporções e da representação das diversidades entre as diferentes faixas etárias. Relação entre a figura humana x segundo plano. Desmitificando os estereótipos da figura humana e o ensino.

Código: 8030438 | Requisitos: 0

A percepção das formas tridimensionais e suas relações com a história da arte, conhecendo seus processos de construção nos diferentes períodos artísticos e compreendendo suas modificações como resultado das transformações sociais e desenvolvimentos tecnológicos e com isso a possibilidade de desenvolver atividades no ensino da arte.

Código: 8030439 | Requisitos: 0

Construção de pratica pedagógica/artística com materiais e suportes alternativos coletados na natureza e no cotidiano, possibilitando a alfabetização visual, refletindo as questões sociais, ecológicas e culturais, visando proporcionar aos estudantes uma leitura de Cods artísticos e estéticos de forma significante.

Código: 8030440 | Requisitos: 0

A fotografia como espaço de representações sígnicas e de experiência prática e conceitual na contemporaneidade artística. História, técnica e prática da fotografia.

Código: 8030441 | Requisitos: 0

A Arte Contemporânea no contexto sócio-cultural mundial e local. Reflexões referentes a produção artística relacionada às Linguagens visuais contemporâneas: objeto; instalação; performance; happening; interferência na paisagem (natural e urbana); vídeo-arte; fotografia; web art; mail art; e propostas multimidiáticas. Conceitos vinculados as manifestações artísticas na contemporaneidade, considerando o trânsito de linguagens e estados de arte desenvolvidos nos mais diversos estilos e movimentos no século XXI, a partir do desenvolvimento do processo individual de criação.

Código: 8030442 | Requisitos: 0

A linguagem da escultura integrada aos conceitos da arte contemporânea ao ensino da arte.

Código: 8030443 | Requisitos: 0

Produzir-contextualizar plasticamente a construção/reflexão da linguagem pictórica nas diversas técnicas, proporcionando subsídios para leitura, criação, comunicação e expressão nas artes visuais. Estudos investigativos (teórico e prático) para o desenvolvimento (início) de uma proposta individual. Estudo e aplicação da Cor.

Código: 80250340 | Requisitos: 0

Código: 70830340 | Requisitos: 0

Processo de ensino e aprendizagem. Concepções de planejamento. Aspectos teóricos e práticos do planejamento. Tipos de planejamento. Componentes do plano de ensino. Momentos de uma aula. Construção do conhecimento em sala de aula.

Código: 70830337 | Requisitos: 0

Inserção da Psicologia no campo da educação. As abordagens Inatista-Maturacionista, Ambientalista e Histórico-cultural do desenvolvimento, da aprendizagem e suas implicações na escola e no cotidiano escolar. Os diferentes períodos da vida humana (infância, adolescência, adulta...) sob o enfoque histórico-cultural e o processo pedagógico escolar.

Código: 70830343 | Requisitos: 0

A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: aspectos históricos, filosóficos, legais e políticos. Caracterização e prevenção das deficiências. Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais. Procedimentos educacionais.

Código: 8030444 | Requisitos: 0

Aplicação da pesquisa pessoal, ter uma temática, utilizando a linguagem da pintura, dentro das prerrogativas teóricas e visuais da contemporaneidade. Definição dos materiais plásticos para o desenvolvimento do mesmo. Elaboração de projetos para pintura.

Código: 8030445 | Requisitos: 0

Introdução às gravuras: aspectos históricos e procedimentos básicos de xilogravura e linóleo. A gravura contemporânea interrelacionada as demais linguagens visuais.

Código: 8030446 | Requisitos: 0

Estudo das concepções teórico/metodológicas contemporâneas que norteiam o ensino das artes visuais na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental (5ª a 8 ª série) e no ensino Médio, bem como o modo de abordagem de conteúdos provenientes de uma pluralidade de contextos, culturas e linguagens para esses níveis de ensino.

Código: 8030447 | Requisitos: 0

Definição do tema de pesquisa. Organização e realização de levantamento bibliográfico e outras fontes de pesquisa, sua catalogação e classificação; leitura e interpretação e documentação dos principais clássicos da área de conhecimento específica do curso; revisão e documentação das principais obras relativas ao tema escolhido pelo estudante; redação de textos científicos. Elaboração do projeto de pesquisa.

Código: 8030448 | Requisitos: 0

Estudo das concepções teórico/metodológicas contemporâneas que norteiam o ensino das artes Visuais na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Não formal; Diagnóstico do espaço de ensino (escola) e execução de avaliação diagnóstica (sondagem) da realidade do campo escolhido. Observação dos campos de estágio do Ensino Infantil e Fundamental e definição do orientador de acordo com o tema a ser desenvolvido. Seleção dos campos de estágio para prática docente e elaboração do Projeto de Estágio em Artes Visuais para os quatro níveis de ensino previstos.

Código: 7020233 | Requisitos: 0

A sociedade, o sujeito social. Cultura, ética e política. Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Globalização. Direitos Humanos. Sociedades indígenas e afrodescendentes. Diversidade e Políticas Públicas Inclusivas. Educação ambiental e a relação sociedade-natureza.

Código: 8030449 | Requisitos: 0

Processos investigativos sobre as práticas contemporâneas que se utilizam das novas tecnologias. História das imagens técnicas e suas repercussões sociais.

Código: 8030450 | Requisitos: 0

Estudos sobre a arte urbana dentro do contexto contemporâneo. História, conceitos e práticas sobre a arte desenvolvida no meio urbano. Estudo dos conceitos sobre espaço, lugar, território e cultura urbana.

Código: 8030451 | Requisitos: 0

Concepções teórico/metodológicas que fundamentam a abordagem da linguagem visual em instituições não formais de ensino e proposições de vivências artístico/pedagógicas que apontem caminhos para o enfoque dessa linguagem nesses espaços educativos, bem como as possibilidades de diálogo com o ensino formal.

Código: 8030452 | Requisitos: 2

Elaboração de planos de ensino e atuação docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental e execução do registro e reflexão desta prática docente baseada em ação-reflexão-ação nesses espaços (relatório da prática docente). Observação no ensino Médio e Não-formal.

Código: 80250302 | Requisitos: 0

Cultura surda. Aprendizagem, desenvolvimento e comunicação de pessoas surdas. Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Código: 70830338 | Requisitos: 0

A gestão política e financeira da educação básica no Brasil. A gestão administrativa e pedagógica da escola. A gestão compartilhada e colegiada da escola. Conselhos escolares.

Código: 8030453 | Requisitos: 0

Aspectos históricos da cerâmica integrada aos conceitos da arte contemporânea aplicada ao ensino da arte.

Código: 8030454 | Requisitos: 1

Organização e interpretação dos dados da pesquisa. Análise dos dados coletados. Organização dos resultados. Elaboração de um artigo como resultado do trabalho de pesquisa ¿ TCC.

Código: 8030455 | Requisitos: 1

Elaborar e aplicar planos de ensino para a atuação docente no Ensino Médio e Ensino Não-formal, elaborar relatório parcial e final com reflexão crítica sobre a prática docente desenvolvida nos campos de estágio e socializar através de comunicação oral.

Código: 70830344 | Requisitos: 0

Tecnologia, escola e trabalho docente: a quebra de paradigmas. Políticas públicas com referência às tecnologias na educação. Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação e sua avaliação. Metodologia de ensino e uso de novas tecnologias.

Código: 9000283 | Requisitos: 0

Construção de materiais didáticos pedagógicos para aplicação em sala de aula, tendo como referência os componentes curriculares trabalhados em sala de aula e pesquisa de relatos de experiências publicadas.

Código: 8030456 | Requisitos: 0

Conceitos teóricos da Arte Têxtil abrangendo através da história e técnicas a estamparia, a tapeçaria, o bordado, a tecelagem artesanal no contexto social, cultural e artístico com experiências estéticas e têxteis na contemporaneidade.

Código: 8030457 | Requisitos: 0

Semana de Arte Moderna. Modernismo dos anos 30 e 40. Abstracionismo informal e geométrico. Os salões de arte e as Bienais. Concretismo e neoconcretismo. Anos 60 e 70 na arte brasileira (Nova Objetividade, arte conceitual brasileira, nova figuração, etc.). Geração 80. Arte contemporânea brasileira.

Código: 8030458 | Requisitos: 0

Desenho de Criação a partir dos temas pessoais, enfatizando o estudo das diferentes técnicas e suas aplicabilidades com diferentes materiais e suportes.

Código: 8030459 | Requisitos: 0

A Serigrafia contemporânea e suas relações estéticas e produção inter-relacionada as demais linguagens visuais, aprofundamento das questões históricas artísticas e sua aplicabilidade no ensino.

Código: 8030460 | Requisitos: 0

Estudo sobre a prática fotográfica artística na contemporaneidade e desenvolvimento de projeto autoral em fotografia.

Código: 8030461 | Requisitos: 0

Pesquisa da imagem ilustrativa: referenciais teóricos, práticos e conceituais.

Código: 8030462 | Requisitos: 0

Estatística e suas aplicações. Pesquisas e dados. Organização e apresentação de dados. Medidas descritivas. Tratamento da Informação.

Código: 7000187 | Requisitos: 0

Articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional. O que é pesquisa. A pesquisa na Unochapecó, na área e no curso.

Código: 7000188 | Requisitos: 0

Função social da universidade e extensão universitária. Concepções de extensão universitária. A extensão na Unochapecó, na área e no curso. Introdução à elaboração e implementação de projetos de extensão.

Código: 600363 | Requisitos: 0

Conceitos, características e perfil do empreendedor. O processo empreendedor. Identificando oportunidades. A economia informal e o empreendedorismo. As pequenas e médias empresas e as empresas familiares.

Código: 80250353 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua inglesa. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua inglesa.

Código: 80250374 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua espanhola. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua espanhola.

COORDENAÇÃO

Sonia Monego

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Pós-graduada em Arte Educação e em Docência no Ensino Superior, créditos concluídos no Pós em Estética. Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus