Qual o melhor investimento para formação

O investimento para formação não tem um único propósito. A ideia é se manter atualizado e evoluir pessoal e profissionalmente.

25/05/2021
Por: Unochapecó
O investimento para formação não tem um único propósito. A ideia é continuar estudando, aprendendo e ensinando, para se manter atualizado e evoluir pessoal e profissionalmente.

Você tem ideia de quantas informações novas você recebeu ontem? E quantas delas ainda são verdade hoje? Isso mesmo! Algumas informações mudam da noite para o dia. E nesse ciclo entre ‘atual e ultrapassado’, algumas pessoas vão ficando para trás, enquanto outras optam por investimento para formação.

Não importa quantos anos você tem, qual sua área de formação, há quanto tempo você está no mercado - ou desde quando está tentando entrar.

A verdade é que estamos todos sujeitos a essa quantidade imensurável de informações. Pesquisas e mais pesquisas, estudos detalhados, experiências complexas, inúmeras tentativas e erros, até o tão sonhado acerto… Tudo girando em torno de um único objetivo: produzir conhecimento. 

No mercado de trabalho é essencial estar atualizado, saber das últimas notícias, estar por dentro de tudo que envolve sua área de atuação. E quem não estiver, vai ser atropelado, ou simplesmente deixado para trás - difícil saber o que é pior.

Por isso, neste texto vamos falar sobre o melhor investimento para formação, pensando na realização pessoal, claro, mas principalmente na carreira, na ascensão profissional.

 

Investimento para formação profissional

 

E não se trata apenas de investimento financeiro. Muitas vezes, nesse ritmo acelerado, a maior dificuldade não é conseguir pagar, mas ter tempo para estudar e se atualizar profissionalmente.

Contudo, se o objetivo é evoluir na carreira, alcançar novos cargos, pleitear promoções, o investimento para formação tem que ser, de alguma forma, prioridade. 

Uma opção interessante para quem busca se aprofundar nos conceitos da sua área de formação, ou mesmo ampliar seus conhecimentos em áreas correlatas, são cursos de pós-graduação.

Já está explícito no nome, mas não custa destacar que cursos de pós-graduação visam a especialização do profissional graduado, geralmente fazendo um recorte de alguma ramificação da área de conhecimento.

Por exemplo, quem tem graduação em psicologia pode se especializar em gestão de pessoas, ou em psicologia infantil, ou escolher um curso que tenha alguma afinidade com a área da psicologia, visando a soma dos conhecimentos, que vai resultar em um profissional focado em determinado segmento de mercado.

 

Investimento para formação pessoal

 

A curiosidade é uma característica intrínseca ao ser humano. Somos curiosos por natureza, queremos descobrir, desvendar, conhecer.

Por isso, muitas pessoas retornam às salas de aula mesmo sem estarem no mercado de trabalho. O objetivo é investir no próprio conhecimento, seja por mera satisfação pessoal, seja pela mudança na rotina, ou ainda para se aproximar dos filhos (ou netos) ou até mesmo se sentir parte de um grupo.

O investimento para formação não tem um único propósito. A ideia é continuar estudando, aprendendo e ensinando. 

Mas quando a escolha é um curso de pós-graduação, um leque de possibilidades se abre - mesmo (ou principalmente) para quem está fora do mercado.

A convivência com professores, a troca e a renovação de informações, o ambiente propício ao surgimento de novas ideias e o estímulo para colocá-las em prática são elementos que fazem o investimento para formação valer cada centavo (ou minuto, já que o tempo também tem o seu valor).

Assim, qualquer que seja seu objetivo, um curso de pós-graduação pode ajudá-lo a alcançar e, quem sabe, levar à criação de outros objetivos.

 

Investimento para formação de empreendedores

 

Quando falamos em criar novos objetivos depois de começar um curso de pós-graduação pensamos nas inúmeras pessoas que decidiram fazer uma especialização sem nenhum interesse em subir na carreira ou mesmo em ingressar no mercado de trabalho e que mudaram de ideia no meio do processo.

Mesmo quem tem o emprego dos sonhos e pensa em se especializar para melhorar o desempenho e ser reconhecido na empresa, pode desenvolver outras ambições durante um curso de pós-graduação.

Por abordar segmentos específicos de uma área do conhecimento, o profissional pode se identificar tanto com aquela possibilidade de atuação a ponto de pensar em migrar de profissão. 

Em meio a esses pensamentos, não é raro surgir a vontade de empreender. Assim, um curso de pós-graduação também pode ser um investimento para formação de empreendedores, pessoas que já demonstravam certo interesse em seguir por outra direção, mas ainda não tinham vislumbrado o melhor caminho.

Essa é outra vantagem de estar no meio acadêmico, especialmente se a instituição se envolve com o desenvolvimento tecnológico e apoia ideias inovadoras.

Nesses casos, o caminho entre ter a ideia e tirá-la do papel é encurtado e facilitado, pois existe incentivo para que isso aconteça, gerando resultados não só para o empreendedor, mas para todos que se relacionam, direta ou indiretamente, com o empreendimento.

Essa é mais uma vantagem de apostar em um curso de pós-graduação como um bom investimento para formação continuada.

 

Investimento para formação é essencial

 

Você pode estar pensando em fazer uma pós-graduação simplesmente porque quer voltar a estudar e a conviver com outras pessoas com formação igual ou semelhante a sua, com quem terá assuntos em comum, ou porque quer se especializar na sua área para dar um up no seu currículo ou, ainda, para ter aquele estímulo que falta para iniciar um empreendimento.

Qualquer que seja sua motivação, o investimento para formação sempre é válido, pois vai aumentar sua segurança para abordar determinados temas, para propor novos métodos, para inovar no seu segmento.

A Unochapecó oferece cursos de pós-graduação em duas modalidades: presencial e digital. No nosso site você encontra informações completas sobre os cursos com inscrições abertas e também pode se cadastrar para receber materiais de cursos do seu interesse. 

E se precisar de qualquer informação adicional, pode nos chamar pelo WhatsApp. Ficaremos felizes em resolver todas as suas dúvidas.

comments powered by Disqus