Palestra sobre computação cognitiva reúne empresários da Deatec

Inovação

Depois de uma semana aberto para visitação do público, o projeto Hackatruck, literalmente estacionado na Unochapecó desde o dia 12 de setembro, iniciou o seu ciclo de palestras. Os encontros também são abertos à comunidade e contam com participação de profissionais que são referência na área da tecnologia no Brasil. O primeiro, realizado na segunda-feira, contou com a participação do ACCES Solution Architect da IBM, Heverton Fischer.

À noite, a palestra foi organizada pela Unochapecó e, nesta ocasião, exclusiva aos empresários da Associação Pólo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), que conheceram a plataforma Bluemix e seus principais conceitos. Heverton Fischer demonstrou ao vivo a utilização da computação cognitiva utilizando o Watson (sistema de inovação digital da IBM) e aplicação de IoT (internet das coisas).

Hackatruck DeatecSegundo o diretor de Tecnologia da Informação da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister, a escolha do tema se deu pela atual relevância do assunto. Afinal, os sistemas cognitivos devem nortear a nova era de tecnologia da informação, onde computadores começam a tratar as informações e aprender com elas quase como o cérebro dos seres humanos. "A Unochapecó mais uma vez cumpre seu compromisso de crescimento regional, colocando para a comunidade o que há de mais inovador em termos de tecnologia", acrescenta.

Para o reitor da Universidade, Cláudio Alcides Jacoski, proporcionar esse encontro com os empresários da Deatec, assim como receber o Hackatruck destaca a Unochapecó frente àquelas instituições que estão alinhadas com o futuro, com o desenvolvimento tecnológico e com a inovação. "A Unochapecó mostra que quer continuar a fortalecer a região a partir do conhecimento".

O conhecimento, aliás, é o maior legado que o Hackatruck deixa para região, na visão de Lissandro. "Estão sendo formadas duas turmas totalizando mais de 50 alunos na tecnologia Swift, uma linguagem de programação da Apple para desenvolvimento IOS. Todo esse conhecimento é disseminado por esses alunos, já que a Unochapecó é a única instituição de Santa Catarina a receber o projeto", complementa o diretor de TI.

Sistemas cognitivos

O Watson, a plataforma que se vale da linguagem humana e da inteligência artificial para analisar quantidades gigantescas de dados e trazer respostas antes não pensadas, também é tema da palestra desta quinta-feira. O engenheiro e Regional Manager da IBM, Rafael Peretti aborda os sistemas cognitivos e como eles mudarão a forma das organizações realizarem negócios.

As palestras seguem abertas ao público até o dia 30 de setembro e a participação é por ordem de chegada. Portanto, os interessados devem ficar atentos aos horários dos encontros: das 13h às 14h e das 19h às  20h.

Instalado dentro de um caminhão, o Hackatruck é um projeto desenvolvido através de uma parceria entre as principais empresas de tecnologia e inovação do país, a IBM Brasil, a Flextronics, o Instituto de Pesquisas Eldorado, em colaboração com a Apple. O caminhão vai transitar por outras 11 instituições do país no período de 10 meses e a Unochapecó foi a única universidade de Santa Catarina a receber o projeto.

Hackatruck uno

Inovacao