Minha Uno
Menu Busca

Cine Professor

Confira a lista de filmes que podem ser trabalhados em aula:

 

Nenhum a Menos

Ficha Técnica
Título Original: No One Less (Yi Ge Dou Bu Neng Shao)
Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman, Sun Zhimei.
Direção: Zhang Yimou
Gênero: Drama
Lançamento: 2000


Síntese
O filme vencedor do festival de Veneza de 1999 narra a história da professora substituta, Wei Minzhi, de uma escola rural da China. Sua missão: substituir o professor Gao e cuidar para que sua turma não tenha nenhum aluno a menos até a volta do abnegado titular. O elenco amador, quase todo de crianças, inclusive Wei, de 13 anos, chama a atenção pela desenvoltura de todos. O debate sobre o filme, do ponto de vista pedagógico, agrega elementos fundamentais as nossas discussões sobre práticas e instrumentos de avaliação

Fonte

 

O Clube do Imperador

Ficha Técnica
Título Original: The Emperor's Club
Kevin Kline, Emile Hirsch, Embeth Davidtz, Rob Morrow, Edward Herrmann, Harris Yulin, Paul Dano.
Direção:  Michael Hoffman
Gênero: Drama
Lançamento: 2002


Síntese
O filme retrata muito bem na questão de um guerra entre um mestre idealista que procura dar verdadeiro significado à vida; e um aluno que se contenta com a própria estupidez e com a influência e dinheiro do pai para garantir sua ascensão. É um retrato cru da mentalidade em que se encontra parte do povo. Educação nada serve se não puder se revertida em crescimento, desenvolvimento. Porém, a fé na educação deve permanecer.

Fonte

 

Quem Quer Ser Um Milionário

Ficha Técnica
Título Original: Slumdog Millionaire
Elenco: Dev Patel, Ayush Mahesh Khedekar, Tanay Chheda, Freida Pinto.
Direção: Danny Boyle
Gênero: Drama
Lançamento: 2008

Síntese
O filme se passa em Mumbai, na índia, onde as desigualdades sociais são bem marcantes e isso fica bem claro, enquanto acompanhamos a história dos irmãos Jamal e Salim.
Após perderem a mãe, ainda crianças, os dois jovens são lançados a exclusão, e junto a eles está Lakita, uma amiga de Jamal. Aos dezoito anos Jamal se inscreve para um programa de perguntas e respostas chamado “Quem Quer Ser Um Milionário”, e remontando as cenas da infância pobre que viveu ao lado do irmão, Jamal, um rapaz pobre e sem educação formal, é capaz de alcançar o premio máximo.
A riqueza do filme possibilita fazer debates em torno de questões como: violência física, psicológica, sexual, resiliência, desigualdades sociais e exclusão e o poder do dinheiro, além de ser uma crítica aos programas de televisão neste formato.

Fonte

 

Ponto de Mutação

Ficha Técnica
Título Original: Mindwalk
Elenco: Liv Ullmann, Saw Waterston e John Heard.
Direção: Bernt Capra
Gênero: Drama
Lançamento: 1990

Síntese
O filme baseia-se no livro de mesmo título, de autoria de Fritjof Capra, cujo grande tema são as forças sociais, políticas, econômicas e suas tendências e que sugere que todo ponto de mutação consiste na passagem do velho para o novo, no renovar o já envelhecido.
O filme aborda um diálogo entre três pessoas com formação e estilos de vida diferentes (uma cientista, um poeta e professor e um senador ex-candidato a cargo político). As cenas acontecem em um castelo medieval na França. O enredo é simples e se passa na conversa entre os três. Trata de questões científicas sobre o atual pensamento multifacetado. No diálogo são trazidas as ideias de  Descartes, Einstein, ecologia, política, física quântica, poesia e tecnologia e procuram mostrar a relação integrada do todo.
É um filme que permite discutir com os estudantes temas do paradigma moderno de pensamento e suas fragilidades, assim como questões de sustentabilidade, o crescimento econômico e a evolução tecnológica, bem como a condição humana no atual contexto.

Fonte

 

A Cidade do Silêncio

Ficha Técnica
Título Original: Bordertown
Elenco: Jennifer Lopez, Antonio Banderas, Sonia Braga, Maya Zapata, Julio Cedillo.
Direção: Gregory Nava
Gênero: Drama
lançamento: 2006

Síntese
Graças ao Tratado de Livre Comércio empresas do mundo inteiro montaram fábricas no México, na fronteira com os Estados Unidos. Com mão-de-obra barata e isenção de impostos, estas companhias fabricam produtos a baixo custo, que são vendidos nos Estados Unidos.
As fábricas contratam mulheres, que aceitam salários menores e reclamam menos dos expedientes longos e condições ruins de trabalho. Muitas mulheres são atacadas a caminho do trabalho ou de casa, Já que as companhias não garantem a segurança dos funcionários e várias mulheres foram mortas em Juarez. Com este quadro o editor-chefe do Chicago Sentinel, envia para lá a repórter Lauren Adrian.
A situação fica tensa quando uma jovem de 16 anos, Eva Jimenez, é atacada. Seus agressores pensavam que estava morta e agora ela pode testemunhar sobre quem tentou matá-la. Lauren faz tudo para protegê-la, inclusive da polícia, mas alguns não ligam a mínima para a situação de Eva e das mulheres de Juárez.

Fonte

 

Os Três Idiotas

Ficha Técnica
Título Original: 3 Idiots
Elenco: Aamir Khan, Kareena Kapoor, R. Madhavan, Sharman Joshi.
Direção: Rajkumar Hirani
Gênero: Comédia/Drama
lançamento: 2009

Síntese
Dois rapazes estão à procura do melhor amigo, que desapareceu depois de decidir mudar sua maneira de ver o mundo. Assim eles retornam à escola onde estudaram, onde revivem
insólitas experiências com uma jovem e bonita garota e também com o tirânico professor. Mas o pior é terem de lidar com uma aposta indesejada, um casamento e um funeral.
O filme possibilita a análise muito rica sobre o contexto de sala de aula e ações do professor.

Fonte

 

O Oitavo Dia

Ficha Técnica
Título Original: Le Huitième Jour
Elenco: Daniel Auteuil, Duquenne Pascal, Miou Miou, Henri Garcin, Isabelle Sadoyan.
Direção: Jaco van Dormael.
Gênero: Drama
lançamento: 1996


Síntese
Encontro antagônico entre dois mundos: a de Georges, um homem com Síndrome de Down, e Harry, um executivo. Harry, que se alimenta exclusivamente da artificialidade do pensamento positivo, não pode imaginar o quanto você pode aprender com Georges. No oitavo dia, que não aparece em qualquer calendário representa o confronto entre a ordem e a anarquia, a razão e a loucura.
Filme muito bom para pensar a questão da inclusão nos diferentes espaços da sociedade  e ajuda a quebrar alguns tabus relacionados às pessoas com alguma deficiência.

Fonte

 

Mãos Talentosas 

Ficha Técnica
Título Original: Gifted Hands: The Ben Carson Story
Elenco: Cuba Gooding Jr, Kimberly Elise, Aunjanue Ellis, Jaishon Fisher, Ele Bardha.
Direção: Thomas Carter
Gênero: Biografia/Drama
lançamento: 2009

 

Síntese
Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, baixa estima e que tirava más notas na escola. Sua história teve presença fundamental da mãe, uma senhora, analfabeta, inteligente, e que ajudou na metamorfose do filho em um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.
Aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA.Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia.
O filme permite discussões em torno do papel da escola e da família na formação das pessoas, na importância de fazer as coisas com determinação, vontade, amor e ética.

Fonte

 

Minha Voz Minha Vida

Ficha Técnica
Título Original: Minha Voz Minha Vida
Elenco: Não Divulgado
Direção: Deivison Fiuza
Gênero: Drama
lançamento: 2012


Síntese
Baseado na pesquisa O Panorama epidemiológico sobre a voz do professor no Brasil, realizada pelo Sinpro São Paulo e pelo Centro de Estudos da Voz (CEV), o filme “Minha Voz Minha Vida” mostra três personagens fictícios que vivem situações semelhantes a de muitos professores no que diz respeito ao uso cotidiano da voz e comunicação na sala de aula e fora dela, explicitando as práticas consideradas nocivas à voz e as desejáveis.  

Fonte

O curta está disponível na integra aqui.

 

Acervo Audiovisual do CEOM 

O CEOM possue em seu acervo conteúdo produzido na região, e está disponível para consulta.

Acesse aqui a relação do acervo

Whatsapp Image