Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Enfermagem na Uno

O curso de Enfermagem desenvolve os conteúdos de forma integrada, considerando três eixos curriculares: Promoção da Saúde, Cuidado Holístico e Gestão e Gerência. O Curso possibilita a formação de enfermeiros generalistas, críticos e criativos. Com competência técnica e socialmente comprometidos, capazes de desenvolver uma prática assistencial de acordo com as necessidades da população, bem como participar da definição de políticas coerentes com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na integralidade e participação social.

Perfil do Profissional

O enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, que atua na promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, família e comunidade. É preparado para atuar nas áreas da assistência, administração, ensino e pesquisa.

Mercado de Trabalho

O profissional tem competência para trabalhar na rede de atenção básica, equipes da estratégia de saúde da família, hospitais, enfermagem do trabalho, auditoria, cuidado domiciliar, entre outros. Na área gerencial, está qualificado para coordenar unidades de serviço de saúde. Como profissional autônomo pode atuar em áreas específicas. Outra possibilidade está relacionada à pesquisa, com a realização de especialização, mestrado e doutorado e, ainda, atuar na docência.

  • Bacharelado
  • 4,5 ANOS (4100 horas)
  • MATUTINO
  • CAMPUS CHAPECÓ
  • ENADE: Conceito 3
  • CPC: Conceito 4
  • IGC: Conceito 3

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

As atividades práticas do curso acontecem nos laboratórios de Enfermagem, Anatomia Humana, Histologia, Microimunologia, Laboratório de Informática, além de contar com salas para atividades de Educação Permanente organizadas a partir de projetos vinculados aos Ministérios da Saúde e Educação e Rede de Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família, Clínica Integrada da Unochapecó, Hospitais, Centro de Convivência de Idosos, escolas, empresas, entre outros espaços da comunidade.

  • Biblioteca

  • Laboratório de Anatomia Humana

  • Biblioteca Digital

  • Laboratório de Anatomia Humana

  • Auditório

  • Laboratório de Habilidades

  • Saúde na Comunidade

  • Livraria Universitária

  • Ginásio de Esportes

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 4040066 | Requisitos: 0

O papel da universidade na produção do conhecimento, a historicidade das concepções e práticas na saúde e na Enfermagem. Ser humano e sociedade. Solidariedade e cidadania. Relação entre saúde, sociedade e meio ambiente. Concepção de desenvolvimento sustentável, crescimento humano, políticas de saúde e meio ambiente. Promoção da Saúde. Mecanismo de controle e erradicação de doenças transmissíveis no meio urbano e rural. Parasitismo. A natureza da ciência e da pesquisa científica. Concepção de saúde a partir da diversidade étnica e políticas de inclusão social. Comunidades indígenas regionais. O curso de Enfermagem da UNOCHAPECÓ no contexto da profissão. Os diferentes sujeitos e o processo de apreendência nos espaços de inserção da Enfermagem. Aprimoramento da capacidade de pensar, ler e estudar. Elaboração de fichas de leitura, resumos, normas de referências e citação bibliográfica. Produção de conhecimento. Apresentação de trabalho acadêmico. O Conhecimento e seus níveis. A ciência como base da formação profissional. A pesquisa bibliográfica e a escrita científica. Normas da ABNT. Elaboração e apresentação de trabalhos técnico-didáticos e acadêmicos. Improbidade acadêmica (plágio).

Código: 4040067 | Requisitos: 0

EMENTA Introdução ao estudo da anatomia. Anatomia básica da pele, da musculatura esquelética e de ossos. Introdução ao estudo histológico dos tecidos. Microscopia óptica. Classificação histológica dos tecidos. A célula e suas funções. Adaptação e morte celular. Respostas ao dano celular: Inflamação, cicatrização e regeneração. Neoplasias. Aspectos histológicos do tecido nervoso periférico e nervoso central. Receptores sensoriais. Transporte de membrana. Potenciais de membrana e transmissão neuromuscular. Doenças relacionadas ao SNC. Morfofisiologia do sistema endócrino. Doenças relacionadas ao sistema endócrino. Miologia, sistema tegumentar e Sistema Linfático. Noções básicas de avaliação e atendimento à vítimas de primeiros socorros em situação de traumas músculo-esquelético; mordedura por animais peçonhentos; desmaios e convulsões; ressuscitação cardíaca e respiratória.

Código: 4040079 | Requisitos: 0

Códigos e Leis que regem o ensino e o exercício da Enfermagem. Entidades de Classe da Enfermagem. Instrumentos e conceitos básicos de Enfermagem. Força e objeto de trabalho da Enfermagem. História e fundamentos das práticas complementares de saúde. Semiologia básica em terapias naturais e técnicas manipulativas e aplicação na prática de Enfermagem. Valorização da vida; relações grupais; emoções; autoconhecimento. Aspectos psíquicos do comportamento humano. Características psicológicas das diferentes fases da vida humana. A prática assistencial, sua articulação com o contexto social e a relação com a saúde nos ciclos da vida. A questão de gênero. Aspectos psicológicos no processo saúde/doença e da morte e do morrer. Características sociais da natureza humana.

Código: 4040080 | Requisitos: 0

Macro e micro morfologia do Sistema Cardiovascular e Respiratório. Fisiologia do Sistema Cardiovascular e Respiratório. Sistema sanguíneo. Tópicos morfofuncionais das células sanguíneas. Doenças e eventos relacionados ao Sistema Cardiovascular e Respiratório. Morfologia, fisiologia e genética das bactérias. Características gerais dos vírus. Flora normal e patogenicidade de micro-organismos. Classificação, prevenção e controle das bactérias e fungos. Sistema imunológico e imunidade. Importância clinica e biológica dos carboidratos, lipídeos, proteínas, enzimas, vitaminas e coenzimas. Bioquímica cardiovascular; renal (regulação hidroeletrolítica, e ácido-básica). Bioquímica gastrointestinal, hematológica e ecosanóides. Metabolismo e Nutrição humana. Necessidades e recomendações nutricionais de acordo com o ciclo da vida. Determinantes sociais, biológicos e políticos do estado nutricional. Educação Nutricional. Dietas hospitalares e terapias nutricionais. Questões éticas relacionadas ao processo ensino aprendizagem.

Código: 4040081 | Requisitos: 0

Organização institucional do cuidado. Princípios de Enfermagem. Semiologia e necessidades básicas e funções vitais do organismo. Comunicação terapêutica e promoção ao auto cuidado. Técnicas de Enfermagem básicas para o cuidado humano. Princípios e técnicas de desinfecção e esterilização e manuseio de materiais estéreis. Conceitos e princípios básicos em farmacologia (farmacodinâmica e farmacocinética). Imunização. Biossegurança. Doenças causadas por bactérias e vírus. Sistema Digestório, Sistema Urinário, Sistema Reprodutor.

Código: 4040082 | Requisitos: 0

Teorias de Enfermagem, filosofia e ciências. O método científico, o planejamento e a avaliação do cuidado de Enfermagem.Fundamentos teóricos e metodológicos para a prática educativa em saúde. Campos de atuação da promoção da saúde. A didática e seu papel na formação do profissional de Enfermagem. Concepções que fundamentam a ação pedagógica na saúde. Métodos de ensino - aprendizagem de abordagem problematizadora. Planejamento e avaliação das ações pedagógicas. Modelos, operacionalização e aplicabilidade das teorias no cuidado de Enfermagem. Ética.

Código: 4040083 | Requisitos: 1

Correntes filosóficas e sua influência na ciência da saúde; Concepções históricas de educação em saúde; Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; Métodos de ensino-aprendizagem de abordagem problematizadora. Ação pedagógica na educação popular e promoção da saúde na comunidade; Sistema Único de Saúde e as Políticas Nacionais de Saúde; Vigilância em saúde e a Rede de Atenção no cuidado à saúde; Território em saúde, e a realidade sócio-econômica cultural no Brasil e região. Políticas e Programas Nacionais de Atenção à Saúde da Família, com ênfase nas Políticas Nacionais de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança; Farmacologia no cuidado à saúde da mulher e da criança; Gerenciamento dos serviços de saúde relativos ao cuidado à saúde da mulher e da criança; Iniciação à metodologia da pesquisa e os sistemas de dados e informações para a pesquisa em saúde.

Código: 4040084 | Requisitos: 1

Cuidado de Enfermagem ao ser humano com relação à manutenção das funções reguladoras, manutenção da integridade corporal, alimentação e hidratação, terapêutica, eliminações, oxigenação, sono e repouso e noções de ergonomia. Compreensão e vivência da experiência de ser cuidador e ser cuidado.

Código: 4040085 | Requisitos: 2

Cuidado de Enfermagem ao indivíduo, família, comunidade e grupos sociais, no seu processo de viver, focalizado na atenção primária à saúde do adulto e idoso. Políticas Nacionais de Atenção Integral à Saúde do Adulto e Idoso; Intervenção de enfermagem nas doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), doenças sexualmente transmissíveis, doenças infectocontagiosas e doenças imunopreveníveis; Programa Nacional de Imunização da criança, adulto e idoso. Farmacologia relacionada ao cuidado de enfermagem nas doenças crônicas não transmissíveis; Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Gerenciamento dos serviços de saúde relacionado ao cuidado à saúde do adulto e idoso.

Código: 4040086 | Requisitos: 1

Cuidados de Enfermagem ao adulto e ao idoso em situações crônicas. Estudo das reações do indivíduo frente a situações de crise. Unidades de atenção à saúde do adulto. Necessidades psicosociais e psicobiológicas afetadas. Processo de Enfermagem. Ética no processo de cuidar ao adulto e idoso. Farmacologia relacionada aos medicamentos frequentemente usados em clínica médica.

Código: 4040087 | Requisitos: 1

Políticas e serviços de atenção a saúde materno infantil. Estrutura e dinâmica funcional dos serviços de atenção materno-infantil. Aspectos éticos no cuidado à mulher e ao recém-nascido. Formação do embrião e anexos. Cuidado de Enfermagem à mulher no ciclo gravídico-puerperal e ao recém-nascido com intercorrências comuns. Cuidado de Enfermagem no ciclo gravídico-puerperal e de alto risco a nível hospitalar. Cuidado de Enfermagem no parto e puerpério. Cuidado de Enfermagem ao RN sadio e intercorrências agudas. Aspectos da saúde mental na gestação e parto. Métodos de pesquisa e etapas da construção do projeto de pesquisa.

Código: 4040088 | Requisitos: 1

Cuidado de Enfermagem a indivíduos com afecções que requerem tratamento de urgência e emergência e/ou cirúrgico, em ambiente hospitalar, internação cirúrgica, centro cirúrgico e UTI. Estrutura e funcionamento do centro cirúrgico, sala de recuperação, central de material e esterilização. Abordagem psicossocial nas afecções cirúrgicas ou de urgência ao indivíduo e a família. Introdução à saúde mental. Aspectos éticos e princípios do cuidado de Enfermagem ao adulto e idoso.

Código: 4040089 | Requisitos: 1

Características do desenvolvimento normal da criança e do adolescente. Cuidado de Enfermagem a criança e adolescente com intercorrências agudas e crônicas de saúde. Características e propriedades do material genético, regulação gênica e diferenciação celular, cromossomas e aberrações cromossômicas. Estudo geral dos protozoários, helmintos, artrópodes e dos cogumelos. Violência social e familiar. Farmacologia relacionada a criança, adolescente e à saúde mental. Aspectos éticos e fundamentos teóricos no cuidado a saúde da criança, adolescente e saúde mental. História do cuidado em saúde mental. Políticas de saúde mental. Cuidado de Enfermagem em saúde mental.

Código: 4040090 | Requisitos: 0

Análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos. Construção do relatório de pesquisa e artigo cientifico. O sistema de informação de estatísticas vitais e de serviços de saúde. Conceitos de epidemiologia e sua historia. Aplicações da Epidemiologia. Saúde e doença. Indicadores de Saúde. Causalidade em Epidemiologia. Determinantes de Saúde e Determinação Social da Doença. Epidemiologia descritiva. Incidência e prevalência da doença. Perfis de morbidade. Epidemiologia das doenças transmissíveis. Vigilância em Saúde. As organizações na visão sociológica e holística de gerência. A administração como processo e suas principais correntes do pensamento. A teoria sistêmica e contingencial. Gerência hospitalar, unidades básicas de saúde e o sistema de enfermagem. Ética na administração. O enfermeiro como coordenador das equipes de trabalho.

Código: 4040091 | Requisitos: 14

Sistema Único de Saúde: legislação e normatização para a gestão e gerência. Modelos de organização da assistência à saúde. Sistema de referência e contra-referência. Gestão em saúde na administração pública: parceria e participação social. Planejamento e gerência em serviços de saúde. Administração dos serviços de Enfermagem. Educação permanente, promoção humana e ambiente de trabalho saudável. Princípios éticos e legais do cuidado e da administração em Enfermagem.

Código: 4040092 | Requisitos: 14

Desenvolvimento do projeto assistencial. . Questões éticas relacionadas as práticas assistenciais. Principios éticos e legais do cuidado. Elaboração do projeto de prática assistencial a ser aplicada no nona fase. Orientação do projeto de TCC.

Código: 4040093 | Requisitos: 2

Planejamento, avaliação e execução do cuidado de Enfermagem requerida pelo indivíduo, família, grupo ou comunidade, aplicando os conhecimentos e interrelacionando-os a fatores físicos, psíquicos, socioculturais e ambientais. Implementação da prática assistencial. Elaboração e defesa do relatório da prática assistencial desenvolvida. Execução e reforço das atividades assistenciais (técnicas e administrativas) desenvolvidos ao longo do curso, com novas experiências no cuidado. Questões éticas do cotidiano. Valorização da vida; relações grupais; emoções; auto-conhecimento. Orientação de TCC.

Código: 4000159 | Requisitos: 2

Código: 600363 | Requisitos: 0

Conceitos, características e perfil do empreendedor. O processo empreendedor. Identificando oportunidades. A economia informal e o empreendedorismo. As pequenas e médias empresas e as empresas familiares.

Código: 80250354 | Requisitos: 0

Cultura surda. Aprendizagem, desenvolvimento e comunicação de pessoas surdas. Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Código: 80250353 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua inglesa. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua inglesa.

Código: 80250374 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua espanhola. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua espanhola.

Código: 7000188 | Requisitos: 0

Função social da universidade e extensão universitária. Concepções de extensão universitária. A extensão na Unochapecó, na área e no curso. Introdução à elaboração e implementação de projetos de extensão.

Código: 7000187 | Requisitos: 0

Articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional. O que é pesquisa. A pesquisa na Unochapecó, na área e no curso.

COORDENAÇÃO

Adriana Cristina Hillesheim

Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo; Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; em Educação Profissional da Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública; e em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Graduada em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo; Docente do curso de Enfermagem na Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Participação Social; Pesquisadora.

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus