Minha Uno
Menu Busca

Acadêmicos de Comunicação apresentam rádio do Mundo das Profissões

Educação

Texto: Isadora Figueiró Zanluchi

O Mundo das Profissões acontece na Unochapecó neste sábado (08), a partir das 13h30. Todos os cursos da Universidade estão preparando roteiros incríveis para receber alunos de mais de 90 escolas de Chapecó e região. Os cursos ligados à Escola de Comunicação e Criatividade - a Conexa - estarão presentes no Mundo com diversas atividades práticas imperdíveis, como a Rádio Conexa.

A partir da sala 101 do bloco D, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Cinema e Mídias Digitais, Design, Gastronomia, Jornalismo, Moda e Publicidade e Propaganda estarão reunidos para iniciar seus roteiros de visita. De lá, alguns cursos levarão os futuros estudantes ao bloco F e seus respectivos laboratórios, no intuito de mostrar diferentes locais dentro da universidade onde os cursos dialogam. 

O curso de Jornalismo apresentará a Rádio Conexa, através de uma transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Unochapecó, que estará no ar em todo o campus. A programação do dia, difundida diretamente do Laboratório de Mídias Sonoras, com música, informação e entrevistas com professores e visitantes. Já na Agência de Comunicação Integrada - Acin Jornalismo, os estudantes serão convidados a serem apresentadores por um dia.

Já o curso de Design contará com três espaços para exercer as práticas, que são relativas às suas vertentes de ênfase. A sala 102 do bloco D, a Oficina de Games e o Escritório de Design. Na D102, os alunos estarão ilustrando um painel, com exposição de alguns trabalhos realizados pelos estudantes e um vídeo em looping das atividades do curso nos últimos anos. Na Oficina de Games, todos os board games, consoles de videogame e PC estarão à disposição, com a ideia de mostrar como é o cotidiano do curso de Games. Já no Escritório de Design, os acadêmicos farão tatuagens com caneta Posca, juntamente com a distribuição de brindes. 

O Mapa Galáctico é o destaque do curso de Publicidade e Propaganda. Trata-se de um painel que mostra a variedade de oportunidades de atuação profissional, a partir das características com que os alunos visitantes se identificam. Na Acin Publicidade e Propaganda haverá uma customização do mascote do curso, o Galo, e no Estúdio de Fotografia os alunos poderão fazer fotos e conhecer o espaço. 

Cinema e Mídias Digitais, que é novidade entre os cursos de Graduação e é sucessor do curso de Produção Audiovisual, estará presente com suas atividades no Laboratório de Mídias Audiovisuais. No local, será montado um cenário de produção de filme no estúdio, com a presença de alunos e técnicos para demonstrar a produção por trás das câmeras. Na sala do Laboratório, os estudantes poderão conhecer mais sobre o mercado do cinema e da produção audiovisual de mídias digitais e tradicionais e observar algumas produções dos acadêmicos do curso de Produção Audiovisual. Além disso, haverá uma ação ao ar livre, com realização de conteúdos para mídias sociais, interação e entrega de brindes. 

O roteiro do curso de Gastronomia conta com uma visita guiada pelos Laboratórios de Bar e Enologia, onde os visitantes poderão conhecer toda a trajetória do curso e algumas atividades que os acadêmicos têm realizado, a partir de fotografias e vídeos. Na Cozinha Pedagógica, alunos do curso estarão preparando alimentos - destaque para a técnica flambé - e demonstrando técnicas de temperagem e manipulação do chocolate. Os Laboratórios estão localizados no bloco G. 

>> Leia mais: Laboratório Pronto 3D é aprovado internacionalmente para compor a Rede FabLabs <<

No curso de Arquitetura e Urbanismo, que é tradicional da Universidade e caçula da Conexa, os visitantes poderão compreender como utilizar equipamentos de conforto ambiental, de topografia, estruturas, e conhecer a maquetaria completamente digital. Além dos brindes do Mundo das Profissões, quem se inscrever no curso ainda leva pra casa uma mini-maquete de arquitetos renomados, fabricada no laboratório de impressão 3D, o Pronto 3D. As atividades acontecem nos blocos R e K2.

>> Leia mais: Design de Moda apresenta boneca antropométrica no Mundo das Profissões << 

* estagiária ACIN Jornalismo.

COMPARTILHE
TAGS
Rádio
Escola de comunicação e criatividade
Conexa

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image