Minha Uno
Menu Busca

Cesto Básico de julho reduz 1,74% em comparação ao mês anterior

Mercado

O curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, em parceria com o Sindicato do Comércio (SICOM), realiza mensalmente o levantamento de preços e o cálculo do custo do Cesto de Produtos Básicos de Chapecó. O cesto é formado por 57 mercadorias, que englobam desde alimentos in natura, semi-industrializados, industrializados, produtos de higiene e limpeza, até serviços tarifados, como por exemplo, água, energia elétrica e gás.

No mês de julho, o Cesto Básico em Chapecó reduziu 1,74% em comparação com o mês de junho, segundo a coleta de dados realizada entre os dias 3 e 5 de julho. Também comparado ao mês anterior, o consumidor chapecoense precisa de 1,36 salários mínimos para adquirir o Cesto Básico nesse mês. De acordo com o comparativo, entre os produtos que integram o Cesto, a batata inglesa apresentou a maior redução de preço: 48,17%. Por outro lado, o produto cujo preço mais aumentou foi o leite, com uma variação de 9,99%.

Apesar da redução na comparação entre os dois meses, ao se analisar os meses de julho, tanto em 2016 quanto em 2017, é possível perceber uma redução de 2,06%. Ao se comparar o preço do grupo de produtos alimentares entre o mês de julho e junho de 2017, nota-se uma redução de 2,58%. O custo total apontado para este grupo, neste mês, foi de R$ 909,77. Na relação julho de 2017 e julho de 2016, houve uma redução de 5,48%.

A queda na variação mensal no grupo de produtos alimentares ocorreu, principalmente, devido à variação no preço dos produtos do subgrupo denominado in natura (-9,88%) e dos produtos industrializados (-1,34%). Já para os produtos semi-industrializados, ocorreu um aumento de 1,32 pontos percentuais.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Sicom
Salario minino
Ciencias economicas
Cesto basico

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image