Clínica de Nutrição recebe time da Chapecoense para avaliações

Saúde

Na última semana, a Clínica Escola de Nutrição da Unochapecó recebeu o elenco da Associação Chapecoense de Futebol para uma nova etapa do acompanhamento nutricional. A atividade começou a ser realizada no mês de março e tem como objetivo a coleta de Inquéritos Alimentares/Recordatórios 24h (R24h), uma análise que traça o hábito alimentar de cada esportista.

A Unochapecó e a Associação mantêm uma parceria há longos anos, e, além de bolsas de estudos, estágios e pesquisas, a Instituição disponibiliza seus espaços para diferentes atividades ligadas à equipe. O acompanhamento nutricional, em coparticipação com a Clínica Escola de Nutrição e o curso de Nutrição, foi um destes momentos. Após uma solicitação da Chapecoense, a Clínica de Nutrição planejou, colocou em prática e analisou cada resultado. “Nos dois primeiros momentos, a gente foi até a Arena Condá onde coletamos os Recordatórios 24 horas, e agora, para fomentar essa parceria e também para apresentar nosso espaço, trouxemos o Clube para cá”, conta Elione Tonini, nutricionista e técnica da Clínica.

A parceria também fomenta a experiência prática dos acadêmicos. Dessa atividade participam estudantes do quinto e sétimo período de Nutrição, onde desenvolvem e aplicam o R24h com os atletas. Elione sublinha que as acadêmicas foram designadas e treinadas para a realização do projeto sob sua supervisão e da coordenação do curso. “Somos responsáveis, além disso, pelas devolutivas e com o contato com a nutricionista do Clube, que dará encaminhamento ao acompanhamento dentro do time”.

A Clínica

Assim como a Uno, a Clínica Integrada é aberta para toda comunidade. Com uma alta procura, dispõe de atendimento a convênios, como Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMOSC) principalmente, e a comunidade interna e externa. O contato para agendamentos é realizado com a recepção, onde será encaminhado para o segmento de necessidade. Neste momento também há o repasse de procedimentos e protocolos a serem seguidos durante as consultas e exames.

Saude
Nutricao