Direitos Humanos é tema de atividades no The Big Job

Texto Matheus Kraemer*

Uma maratona de quase 15 horas de aprendizado. Assim foi a aula integrada do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, que reuniu professores e estudantes. O 'The Big Job' teve como objetivo estimular a criatividade e colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas através do exercício de atividades da profissão, integrando conceitos, trabalhando em grupo e promovendo a troca entre os estudantes dos diferentes períodos.

O projeto iniciou na sexta-feira (13/04) com um debate promovido pelos professores Hilário Junior dos Santos e Dafne Reis Pedroso da Silva. No sábado (14/04), os estudantes formaram equipes mistas de estudantes de todos os períodos para produzir um briefing.

A campanha proposta tinha como principal objetivo ressaltar a importância de defender os direitos humanos frente a todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam qualquer discurso de ódio baseadas na intolerância. Os estudantes foram divididos em grupos e por temáticas, a partir disso desenvolveram seu trabalho de forma a focar em um aspecto específico.

Para o estudante do curso de Publicidade e Propaganda, Gustavo Bachi, que integrou a equipe que ficou em primeiro lugar, a aula integrada proporcionou novas percepções sobre a comunicação. "Foi um trabalho dinâmico, onde tínhamos prazo, tema e tempo para realizá-lo. Além disso, tínhamos materiais e atividades planejadas para realizarmos nesse prazo estipulado. Classifico essa experiência como mais um conhecimento agregado e um bom incentivo a produções de cunho social de parte da comunicação, já que os temas eram relacionados ao âmbito social", destaca.

etrtreA professora Jacira Souza Medronha ressalta a receptividade positiva dos estudantes em relação ao projeto. “Eles aderiram a proposta e se desafiaram a trabalhar sobre o ódio e as suas diferentes formas de representação”, afirma.

Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Valéria Casaroto Feijó, o assunto escolhido deve-se principalmente pela importância do debate e a necessidade de uma reflexão acerca dos diferentes pontos de vista. "Como futuros publicitários é fundamental que nossos estudantes se questionem e pensem sobre estes debates. E ainda que sejam promovidas atividades que possibilitem um conhecimento mais profundo sobre aspectos da realidade em que os estudantes estão inseridos", salienta.

Além da premiação para as três melhores equipes, foram sorteados brindes para os estudantes. Entre eles, um workshop de diagramação e edição de imagem.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob a orientação de Eliane Taffarel
Publicidade e propaganda