Feirinha Uno retoma atividades nesta quarta-feira (11/08)

Comunidade

Texto Gabriel Kreutz*

Marcos de Lima e Dara Gabriela são um casal de agricultores que residem no interior de Chapecó. A história deles poderia ser a de tantas outras famílias que vivem no meio rural, mas a diferença é que, há dois anos, quando tinham outros projetos e trabalhavam na cidade, decidiram largar os empregos e tornar o sítio da família, que era improdutivo, em uma terra produtiva. Assim surgiu o Sítio Boas Raízes, que trabalha com produção orgânica e é uma das sete famílias feirantes que estará presente na Feira Sustentável da Agricultura da Unochapecó, ou, como carinhosamente conhecemos, a nossa Feirinha Uno.

Dara e Marcos são proprietários do Sítio Boas Raízes

"Pensando nos impactos a longo prazo na nossa saúde e no meio ambiente escolhemos produzir de forma orgânica, como foi durante milênios. Nossa produção segue os princípios da agroecologia, pois acreditamos que a agricultura deve trilhar um caminho em harmonia com a natureza. Há um ano estamos trabalhando com a entrega de cestas de hortaliças, ervas medicinais frescas e beneficiadas. Nosso cultivo é livre de agrotóxicos, fertilizantes químicos e sementes transgênicas. Essa é a nossa primeira participação na Feirinha da Uno, e a expectativa é boa, acreditamos que ela tem um grande potencial de crescimento", relata Dara.

Os produtos do Sítio Boas Raízes, assim como os dos demais feirantes, que são sinônimos de qualidade e saúde, estarão disponíveis todas as quartas-feiras, iniciando amanhã (11/08), no hall de entrada do Salão de Atos da Unochapecó, no Bloco H, das 16h às 21h.

Para toda comunidade

Em 2019, a Feirinha iniciou suas atividades e já era aguardada semanalmente com ansiedade por toda comunidade acadêmica. Por conta da pandemia, em 2020 não foi possível realizá-la, mas agora, ela chega em um novo formato, e ainda mais especial, respeitando todos os cuidados e protocolos relacionados à prevenção da Covid-19.

"É com muita alegria que o projeto da Feira Sustentável da Agricultura da Unochapecó irá retornar. O projeto está muito mais estruturado, especialmente a partir do aporte financeiro da Fundação Cargill, que é uma de nossas parceiras. Ao todo são sete famílias feirantes da agricultura familiar de Chapecó e região que irão ofertar a toda comunidade acadêmica e do entorno o acesso facilitado à produtos de qualidade, produzidos pelas mãos de nossos feirantes", explica o técnico administrativo Juliano Fossá, que está à frente do projeto.

Feirantes participaram de capacitação sobre manuseio de alimentos

Já que o projeto surge dentro da Universidade como um projeto de extensão, as oportunidades tanto para os feirantes, quanto para os estudantes, professores e comunidade em geral, são muitas. As famílias agricultoras participantes, por exemplo, realizaram uma capacitação sobre manuseio correto de alimentos, e também uma sessão de fotos dos produtos que serão comercializados. Já os estudantes e professores puderam se envolver em várias frentes, como na criação da identidade visual do projeto e no desenvolvimento das peças de vestuário dos feirantes.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, professora Andrea Marocco, esse momento representa para a Unochapecó o fortalecimento dos vínculos com a comunidade. "É um projeto que já acontece há alguns anos, mas que neste ano está apoiado por um edital externo, que veio da Cargil, e que nos permite fazer a Feirinha cada vez melhor. Ela também representa o cumprimento da Uno com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o desenvolvimento econômico sustentável da nossa região, vida saudável, parcerias, cooperativismo, além de ser uma forma de incentivar pequenos agricultores".

Por fim, fica o convite da professora Andrea, para um encontro semanal com uma vida mais saudável.

"A Unochapecó vai abrir a Feirinha para a comunidade, nossos técnicos, professores e estudantes, e ficaríamos muito felizes se toda a comunidade participasse, porque esse é um projeto da comunidade para a comunidade, construído em conjunto", finaliza.

*Jornalista - Unochapecó

Saude