Poesia, publicidade e propaganda

20/10/2019
Por: Acin - Agência Experimental de Publicidade e Propaganda
Poesia, publicidade e propaganda

Para contar uma história, a publicidade vai ouvir as pessoas para compreender o que elas têm a falar. Porém, para dar voz a esses desejos, o publicitário vai mergulhar fundo nas expressões artísticas, que podem ser desde o cinema, a literatura, as artes visuais, a fotografia, a música, entre outros.

O que une todas essas representações artísticas, é o diferencial em como contar algo, que seja tão tocante que passamos a considerar a poética da publicidade como um elemento artístico.

Para que possamos compreender melhor o lado da poesia na publicidade, buscamos o criativo da agência África, ​Everton Behenck para nos contar. Mas antes disso, dá uma olhadinha no trabalho dele para o vídeo “EU SOU O TEMPO” e “EU SOU O FUTURO”, produzidos para o Banco Itaú e narrados pela atriz Fernanda Montenegro.

Desde muito jovem a relação de Everton com a poesia foi forte, assim que foi alfabetizado começou a escrever versos e nunca mais parou. O mesmo também desenvolveu o hábito de dar voz aos seus próprios roteiros, esse hábito surgiu no sarau e veio junto para o seu meio de trabalho que é a publicidade.

A escolha pela publicidade surgiu pelo fato de que assim Everton poderia escrever e fazer seu trabalho com todo amor e garra, de início surgiu a dúvida de qual profissão seguir e acabou escolhendo publicidade, por ser um universo em que as pessoas trabalham com a criação, trabalham escrevendo e tudo que Everton sempre quis foi passar o sentido poético em seus trabalhos.

Everton deixa claro que não existe poeta profissional, em sua fala ele diz ​"[...] Ninguém nunca foi, ninguém nunca será, o Vinicius Moraes não foi, o Drummond não foi. Todo mundo tem um trabalho de verdade. Isso é uma das belezas da poesia: a inutilidade mercadológica dela". Devemos nos perguntar todos os dias se realmente existe poesia em nossas obras e como trazer o poético para o discurso de uma marca, é algo pessoal e que não existe uma fórmula correta.

Se você chegou até aqui, confira o Top five que criamos para comprovar que publicidade e poesia andam juntinhas.

Instagram: @ppunochapeco

Dica de leitura sobre poesia e publicidade

Entrevista: ​https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2018/04/26/a-propaga nda-e-o-poeta.html

Everton Behenck: ​https://evertonbehenck.me/