Pedagogia

7 possibilidades de atuação de um profissional com licenciatura

15/04/2021

Se fizéssemos aquele jogo de Mito ou Verdade, certamente a questão “quem faz pedagogia só pode atuar em sala de aula” entraria na lista das lendas infundadas. Sim, a principal atividade de quem se forma em Pedagogia é dar aulas, incluindo aí turmas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contudo, há muito tempo a área da Pedagogia deixou de ser sinônimo da professora da infância. Outros mercados podem ser desbravados por quem se forma no tema relacionado, diretamente, a uma das maiores necessidades do ser humano. Aqui abordamos 7 possibilidades que vão renovar seus conceitos sobre Pedagogia – e, quem sabe, estimulá-lo a embarcar na deliciosa viagem que é a Educação.

Um profissional multidisciplinar

Pedagogos, segundo o Ministério da Educação (MEC), podem atuar como professores em creches e escolas. No entanto, hoje o mercado está muito mais aberto e os cursos de graduação na área acompanharam essa necessidade.

Hoje os cursos de Pedagogia formam profissionais multidisciplinares, capazes de atuar em atividades como estas 7:

1 - Administração escolar

Para quem gosta do universo da educação de crianças em fase escolar, uma alternativa é a supervisão, coordenação ou direção escolar, trabalhos que mantém o profissional na escola sem, necessariamente, precisar estar dentro de uma sala de aula. A gestão educacional fica sob sua responsabilidade, atuando na articulação e acompanhamento das ações pedagógicas.

2 - Educação Especial

Aqui o pedagogo vai trabalhar com crianças com necessidades especiais, o que significa, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, alunos com deficiência física, sensorial, mental ou múltipla e estudantes com superdotação ou altas habilidades. O pedagogo pode aplicar diversas técnicas pedagógicas para efetivar a integração dessas crianças com os demais colegas e, por tabela, com a sociedade.

3 - Psicopedagogia

Pacientes em ONGs, Centros Comunitários ou Hospitais serão o alvo do profissional que atuará com os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica dificuldades e transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, analisando o comportamento do aluno e atuando com as técnicas pedagógicas, aliadas à psicologia e à antropologia.

4 - Empresas

A área da Pedagogia Empresarial vem se desenvolvendo com rapidez na promoção da reconstrução de conceitos básicos de criatividade e espírito de equipe. Os setores de RH demandam profissionais da Pedagogia para esse trabalho, que tem como objeto as mudanças no comportamento provocadas nas pessoas, no sentido de melhorar a atuação profissional e pessoal dos colaboradores.

5 - Tecnologia

É o pedagogo o profissional mais habilitado para orientar equipes de desenvolvedores de softwares focados em jogos virtuais ou programas educativos, estabelecendo e compartilhando conteúdos e metodologias pedagógicas para os produtos em desenvolvimento.

6 - Editoras

Os materiais didáticos de ensino fundamental e os livros infantis devem contar com a expertise dos pedagogos para o desenvolvimento de seus conteúdos. Por isso, um pedagogo também pode trabalhar em editoras como profissionais especializados na coordenação e na elaboração de materiais educativos diversos.

7 - Instituições Hospitalares

Crianças e adolescentes internados por muito tempo têm no pedagogo o profissional que vai garantir o desenvolvimento da educação, apesar da situação de internação. A chamada Pedagogia Hospitalar trata os pacientes com conteúdos, mas também com atendimento personalizado e humanístico, com foco na adequação das atividades à situação de cada paciente.

Confira artigos sobre a área da Pedagogia na revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó.