Pós-graduação

Confira 4 dicas para encontrar a pós-graduação ideal para você

22/04/2021

Desenvolver habilidades e competências é fundamental para quem busca se destacar no mercado de trabalho. Hoje, há uma infinidade de formações disponíveis, garantindo que profissionais das mais variadas áreas possam se manter atualizados e em constante evolução. Dentre essas possibilidades, estão os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. 

No Brasil, o número de alunos que frequentam cursos de pós-graduação lato sensu vem aumentando: de 2016 a 2020, houve um crescimento de 74%, conforme pesquisa realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Instituto Semesp).

 

Neste artigo, você confere 4 dicas para encontrar a pós-graduação ideal para impulsionar a sua carreira!

 

O que é pós-graduação?

 

Disponível para profissionais graduados, a pós-graduação é uma complementação à formação acadêmica bastante importante para o crescimento profissional. Nesse formato, o aluno tem oportunidade de se especializar em uma área específica do seu campo de atuação, desenvolvendo habilidades e conhecendo novos conceitos - aplicáveis tanto no mercado de trabalho como no universo acadêmico. 

No Brasil, quatro tipos de pós-graduação podem ser cursadas. São elas: mestrado e doutorado (stricto sensu) e especialização e MBA (lato sensu). Independentemente da linha que o profissional decidir seguir, poderá iniciar a qualquer momento, após a graduação, e escolher a área que mais se aproximar de seu interesse - inclusive, as que não tenham a ver, necessariamente, com o curso frequentado na graduação.

 

Lato Sensu x Stricto Sensu: qual a diferença?

Uma dúvida muito comum entre os profissionais que estão buscando uma pós-graduação é a diferença entre lato sensu e stricto sensu. Ambas as modalidades têm suas vantagens e um mesmo profissional pode acabar cursando as duas também. 

 

→ Pós-graduação lato sensu

A pós-graduação lato sensu abarca os cursos de especialização e Master Business Administration (MBA). Com foco na atualização profissional, conhecimento mais amplo da área e desenvolvimento de novas habilidades, essa pós é bastante indicada para quem deseja turbinar o currículo e impulsionar a carreira no mercado de trabalho.

→ Pós-graduação stricto sensu

Já a pós-graduação stricto sensu trata dos cursos de mestrado e doutorado. Esses, no entanto, têm foco acadêmico e são essenciais quando a intenção é se desenvolver no universo científico e/ou atuar como docente em instituições de nível superior.

 

Mas, afinal, como saber qual pós-graduação é melhor para você?

 

1. Identifique e observe seus objetivos 

Onde você se imagina daqui a cinco anos? Com quais áreas você mais se identifica? Você deseja trabalhar na iniciativa pública ou privada? Sonha em atuar na pesquisa científica? Tem vontade de empreender ou atuar em posições de gerência? 

Responder a essas perguntas pode ser um bom começo para reconhecer o que faz sentido para você e quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo. E é a partir dessas informações que você conseguirá dar passos mais confiantes e tomar decisões mais assertivas sobre qual pós-graduação seguir. 

 

2. Busque referências e inspirações no mercado 

Como o nome já diz, ter a inspiração de pessoas que conquistaram coisas semelhantes ao que você busca para a sua vida profissional é uma ótima forma de se motivar. Sem contar que muito se pode aprender com o caminho trilhado por quem chegou antes de nós, não é mesmo? 

Por isso, reconheça quem são suas referências, acompanhe a trajetória desses profissionais, pesquise quais formações fazem parte de seus currículos e, se possível, converse com eles! O LinkedIn é uma ótima ferramenta para esse tipo de aproximação.

Lembre-se, no entanto, que a ideia aqui não é que você se compare com esses profissionais. Cada um tem sua história e cabe a você respeitar a sua. Tire desse exercício de inspiração apenas o que irá te motivar e impulsionar a buscar suas próprias conquistas. 

 

3. Avalie os custos e tempo de duração 

Antes de partir para a pesquisa, saiba quanto do seu orçamento pode ser investido na pós-graduação. Então, avalie a sua rotina e observe se você terá tempo para as aulas e estudos complementares. Com essas informações, a busca por um curso que se encaixe nas suas necessidades e condições será mais efetiva. 

Se você trabalha o dia todo e prioriza a autonomia nos estudos, uma pós no formato EaD pode ser a ideal. Caso você tenha tempo disponível e esteja buscando uma oportunidade de melhorar seu networking, cursos presenciais são uma ótima escolha.

 

4. Excelência da instituição

Eleger uma instituição de qualidade e reconhecida pela excelência também é um ponto fundamental. Afinal, de nada adianta seguir à risca os passos anteriores se você não confia na entrega da entidade. Por isso, pesquise, busque referências e recomendações que façam você se sentir confortável e seguro de que terá uma ótima educação.

A Unochapecó é uma das universidades mais completas da Região Sul. Com cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, oferece uma grade curricular compatível com as necessidades e transformações do mercado e conta com professores renomados, de grande experiência teórica e prática. 

Tanto no formato presencial como no regime a distância, o aluno tem a oportunidade de fazer parte de uma universidade que preza pela inovação, pela contribuição social e pela produção e difusão do conhecimento. 

 

Agora que você já sabe como identificar a melhor pós-graduação para você, acesse o nosso site e conheça nossos cursos e programas! 

 

comments powered by Disqus