O que significa ser mestre ou doutor?

Currículo dos professores é um dos pontos fundamentais na hora de escolher qual universidade estudar.

12/05/2022

Ao escolher qual universidade realizar sua graduação, é importante levar em conta alguns pontos fundamentais. Entre eles, o currículo dos professores que irão ministrar suas disciplinas. Você sabe o que significa ser mestre ou doutor, por exemplo? E a importância disso, você faz ideia? Hoje decidimos falar sobre esse assunto!

A pós-graduação stricto sensu é uma modalidade de ensino dividida em duas categorias: mestrado e doutorado. São cursos de maior duração escolhidos após a graduação para quem busca formação acadêmica na área da pesquisa científica ou quer seguir carreira como professor.

O mestrado é dividido em duas categorias. O profissionalizante é mais prático, para quem quer focar no mercado. O acadêmico é voltado para quem deseja ampliar o conhecimento a respeito de uma área ou assunto visto durante a graduação, ou seja, é mais teórico. Ambos dão ao estudante o título de mestre.

O doutorado é um nível ainda maior, e também é voltado para quem quer aperfeiçoar conhecimentos em alguma área específica. Durante o doutorado, o estudante dedica-se a uma pesquisa para novas descobertas sobre um determinado tema.

Possuir um doutorado, apesar de exigir muito estudo, traz uma série de benefícios ao estudante. Melhora o domínio de idiomas, desenvolve o pensamento crítico, cria um diferencial no currículo, networking, oportunidades de intercâmbio e crescimento profissional.

Diferencial

Isso significa que ter mestrado e doutorado é um ponto que enriquece muito o currículo dos professores. É uma nova forma de desenvolver a profissão e entender os problemas e as possíveis soluções para seu campo de atuação. A pesquisa é o que move todas as áreas da sociedade, pois garante a resolução dos diversos problemas enfrentados no mundo. O professor que é mestre ou doutor tem um vasto conhecimento para repassar e com certeza seus estudos fizeram ou fazem a diferença para sua respectiva área.

Na Unochapecó, mais de 80% dos professores são mestres ou doutores. A Universidade é nota máxima no Ministério da Educação (MEC) e para receber essa avaliação um dos critérios analisados pela comissão avaliadora é a qualificação dos docentes. Portanto, não resta nenhuma dúvida do quanto ter professores mestres e doutores é importante, não é mesmo?

Quer saber mais sobre a Unochapecó? Acesse unochapeco.edu.br ou tire suas dúvidas pelo telefone (49) 3321-8000 e e-mail queroestudar@unochapeco.edu.br.