Alma cervejeira

Curso ensina a produzir e vender uma das bebidas mais apreciadas no mundo

29/04/2021

A cerveja é uma mania nacional e, no mundo, a quarta bebida mais consumida, perdendo só para as opções óbvias: água, café e chá. Entre as alcoólicas, contudo, é a campeã – o vinho fica com a sexta posição, perdendo para a Coca-Cola. Seu sabor atravessa décadas e fronteiras,  ganhando novas possibilidades com o passar do tempo e mais adeptos, não só para bebê-la, mas para produzi-la também. E a coisa é profissional: existe até curso em universidade para aprender a ser um mestre cervejeiro e um empresário do ramo. 

 

Especialista em cerveja faz o quê?

O profissional especialista em cervejas pode atuar no planejamento, gerenciamento, implantação e avaliação de todas as etapas de produção do líquido, incluindo escolha das matérias-primas, equipamentos, processamento, fermentação, envase, armazenagem, controle de qualidade, chegando na comercialização. Profissionais das áreas de Nutrição, Gastronomia, Química, Farmácia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e cursos relacionados estão entre os que mais procuram os cursos de Técnica Cervejeira. Entretanto, graduados em qualquer área de conhecimento podem mergulhar nesse universo particular e encantador. 

 

O que é possível aprender em um curso de Técnica Cervejeira?

O curso aborda todas as etapas do amplo processo de produção de uma cerveja artesanal. São tratados assuntos como:

 

Cerveja – o que é  

Conceito de cerveja. Origem e evolução da cerveja. Mercado cervejeiro brasileiro. Mercado cervejeiro internacional. Ingredientes e processo de produção. Classificação das cervejas. 

 

Um tanto de química

Conceitos de química geral e orgânica. Estrutura, classificação e função das estruturas bioquímicas: Carboidratos, Lipídeos, Aminoácidos, Peptídeos, Proteínas, Enzimas, Vitaminas, Coenzimas, Ácidos nucléicos. Metabolismo. Integração do metabolismo.

 

Outro tanto de micro-organismos

Crescimento e cultivo de microrganismos. Efeito dos fatores físicos e químicos sobre a atividade dos microrganismos. Critérios microbiológicos para fornecer subsídios de aplicações de ferramentas de qualidade.

 

As matérias-primas – malte, água, lúpulo, levedura e adjuntos

Especiarias, frutas, madeiras e adjuntos. Variedades mais utilizadas. Formas de utilização. Características esperadas na cerveja. Seleção de especiarias com base no que se deseja agregar na cerveja. Sugestões de dosagens. Definição, classificação e forma de utilização de adjuntos.

 

O processo produtivo propriamente dito

A preparação do mosto e a fermentação. Definição de mostura/brassagem. Função da mostura. Cálculo da quantidade de extrato obtida. Fatores que afetam o rendimento da fabricação. Resfriador. Riscos de contaminação após o resfriamento. Definição de fermentação cervejeira. Fatores que influenciam a fermentação. 

 

A filtração, o envase e o espaço necessário à produção da cerveja

Pré-requisitos para implantação de uma fábrica. Estudo de fluxo e movimentação de materiais. Planejamento sistemático de layout. Tempos de ocupação de equipamentos. Dimensionamento de Equipamentos e áreas. Elaboração do Memorial descritivo das instalações e equipamentos.

 

O controle de qualidade, a higiene e a legislação da área

Organização da qualidade. Controle de qualidade. Melhoria de processos e produtos. Análises da matéria-prima. Análises para acompanhamento do processo. Análises dos produtos.

 

Análise sensorial

Estímulos e receptores. Condições para testes sensoriais. Ambiente, amostra, seleção e treinamento de equipe. Métodos de análise sensorial. Análise estatística e interpretação dos resultados. Análise sensorial de cervejas artesanais (experimental).

 

O mercado

Diferenças entre cerveja de alta e mista fermentação. Empreendedorismo e sustentabilidade. Marketing e mercado.

 

Um bom curso, como é o de Tecnologia Cervejeira da Unochapecó, também possibilita aos alunos a visitação de fábricas de cerveja, para conhecer de perto como tudo funciona e, claro, para produzir cerveja!

comments powered by Disqus