Inovação

Propósito claro e inovação constroem empresas de sucesso

20/04/2021

Grandes empresas já adotaram a inovação como uma estratégia importante de negócio. Hoje, as startups são especialistas nesse assunto, tendo o introduzido com um modelo de negócio que pode ser repetido e que tem a transformação de processos como um de seus principais focos. Por isso, nada mais atual do que aprender a inovar em administração, nas lideranças, nos processos gerenciais e no empreendedorismo.

A administração de empresas tem se dedicado a vasculhar o mundo da inovação não só tecnológica, mas de processos e projetos. Um bom exemplo vem da administradora de cartões Visa, que já virou um bê-á-bá para quem quer aprender a inovar e a lucrar com isso.

Para a Visa, as ideias que aparecem nas discussões internas ou nas reuniões com os clientes podem ter mais chances de impactar o negócio da empresa e, consequentemente, o consumidor. E é preciso ter um propósito claro para adaptar o escopo dos projetos à realidade de tempo e recursos da empresa – não adianta dar murro em ponta de faca! E a falta de propósito claro desmotiva a equipe.

 

A equipe

Pessoas de áreas diferentes, com formações distintas e características divergentes ampliam o repertório de atuação de uma equipe de trabalho. Focar contratações sempre no mesmo tipo de perfil pode ajudar a engessar os processos. Por que não sair da média e apostar naquele jovem talento ou no profissional experiente, a fim de agregar e fazer uma troca de conhecimento entre a equipe?

 

Os clientes

Teses, suposições, impressões não bastam para atender às expectativas dos públicos consumidores. Cada vez mais bem informado e com diversas possibilidades de consumo a um toque da tela do smartphone, o cliente precisa ser ouvido. Uma boa proposta pode ser fazer uma reunião com um grupo selecionado para saber quem são, de onde vêm, como vivem – e vale ouvir clientes que compram muito, pouco ou quase nunca. Alinhados com pesquisas tradicionais, podem trazer insights importantes para a inovação de produtos e processos.

 

Como implementar a inovação

Contudo, para implementar a inovação em uma empresa, é preciso saber gerenciar projetos. Uma pós-graduação em Gerenciamento de Projetos auxilia profissionais de todas as áreas a implementar as mudanças necessárias nas empresas. Temas como análise e administração de conflitos, viabilidade de projetos, escopos, riscos, custos, qualidade, comunicação, aquisições, métodos ágeis e ferramentas computacionais e modelagem são tratados no curso que fomenta o conhecimento de profissionais de qualquer segmento de negócio ou área de atuação empresarial. Afinal de contas, hoje, a inovação está presente em todos os ramos de negócio.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que a gente responde =)

comments powered by Disqus