Lean Six Sigma

Uma metodologia com o objetivo de melhorar os resultados da empresa

20/08/2020
Por: Eduarda Carlesso
Negócio foto criado por pressfoto - br.freepik.com

Você já ouviu falar do termo Lean Six Sigma? Sabe o que significa? Basicamente, é uma metodologia implantada nas empresas visando aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos processos de produção e reduzir os custos.

Esse método surgiu na década de 80 por meio da junção de duas técnicas diferentes: O Lean Manufacturing e o Six Sigma. Vamos entender cada uma delas:

  • O Lean é um conjunto de ferramentas que tem como principal objetivo eliminar os desperdícios. Ou seja, identificar e eliminar etapas que não são essenciais e não agregam valor ao processo, impedindo a empresa de entregar um trabalho 100% satisfatório ao cliente.
     
  • O Six Sigma é um método de gestão que tem como objetivo a redução da variação dos processos. Ou seja, uma medida de qualidade que busca corrigir os processos para que sejam 99,99% livre de defeitos, reduzindo custos para a empresa e aumentando sua lucratividade. O resultado final são produtos e serviços mais padronizados, estáveis e com qualidade.
     

A junção dos dois métodos, o Lean (focada na eliminação de desperdícios) e o Six Sigma (focado na melhoria da qualidade) resultou na metodologia Lean Six Sigma, que tornou-se reconhecida internacionalmente e passou a ser amplamente utilizada pelas grandes empresas do mercado a fim de obter melhorias contínuas, otimizar processos e reduzir custos.

Desse modo, profissionais que são especializados nessa metodologia são muito requisitados pelo mercado de trabalho. Esse conhecimento desenvolve uma visão crítica e analítica diante dos processos de uma empresa, possibilitando identificar onde acontecem as falhas e, assim, propor melhorias. Essa habilidade de reformular os processos considerando o melhor custo-benefício para atingir a qualidade do produto final torna o especialista em Lean Six Sigma uma peça-chave dentro das organizações.

Aqui na Unochapecó, há o curso de pós graduação em Qualidade e Produtividade com Ênfase na metodologia Lean Six Sigma. As disciplinas foram pensadas para desenvolver novas habilidades de análise e gestão e tornar o profissional mais qualificado nessas técnicas e deixá-lo capacitado para aperfeiçoar o processos de uma empresa baseado nessa metodologia.

Ficou com alguma dúvida sobre o método Lean Six Sigma? Deixe nos comentários que a gente responde!

comments powered by Disqus