A publicidade além das agências

Mercado

Texto: Jessica De Marco*

Se engana quem pensa que a carreira de um publicitário se resume às agências de publicidade. A atuação profissional nessa área é diversa e está cada vez mais em ascensão, por isso a próxima edição do 'Conversando com o mercado' aborda a temática 'Mergulhe em novas oportunidades'. O objetivo é apresentar projetos diferenciados da área publicitária, demonstrando que é possível desenvolver a criatividade além das agências.

O evento, tradicional do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, é desenvolvido pelos estudantes do sétimo período durante a disciplina Promoção de Eventos, ministrada pelo professor Ricardo Fantinelli. A cada edição, profissionais das mais diversas áreas da publicidade apresentam suas experiências aos acadêmicos do curso e os auxiliam a escolher qual área possuem maior afinidade, dentre as diversas possibilidades.

A atividade acontece nesta quinta-feira (04/05), às 19h30, no Salão de Atos da Unochapecó. Os profissionais Lucas Cruz (Baluarte), Naiara Atayde (Emílias), Peterson Vivan (Musicme) e Roberto Panarotto (Filme Ojo) apresentarão seus cases aos alunos e demais presentes. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Para a estudante Bianca Zancanaro Schinaider, uma das organizadores do evento, essa edição possibilitará aos acadêmicos conhecer novas oportunidades do mercado. "A ideia é mostrar como cada uma dessas pessoas desenvolveu o seu projeto e possibilitar uma visão diferente aos estudantes, demonstrando que essa carreira oferece muitas oportunidades, além das agências e produtoras. O evento ainda promove uma aproximação entre as turmas e profissionais do mercado".

Sobre os projetos

Os projetos que serão apresentados durante o evento trazem propostas diferentes e inovadoras. O Baluarte, abordado por Lucas Cruz, é um movimento autossustentável que tem entre seus propósitos organizar ações itinerantes na cidade, oportunizando aos artistas locais expressarem seus talentos.

O projeto Emílias, que também integra a programação do evento, é um grupo que tem como objetivo conectar e empoderar mulheres, compartilhar conhecimento e experiências, além de propagar e incentivar o empreendedorismo feminino. O projeto Musicme, startup da Incubadora Tecnológica da Unochapecó, também será apresentado durante o evento, por Peterson Vivan. A plataforma conecta pessoas que buscam na música novas experiências e oportunidades de negócio.

Por fim, o professor Roberto Panarotto mostrará o projeto Ojo, uma produção repleta de fragmentos narrativos e que mistura teatro, música, literatura e poesia. O longa, produzido em Chapecó em 2015 e 2016, conta a história de uma banda que durou apenas um verão.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó
Publicidade e propaganda