Ensino a distância

5 tarefas que fazem do tutor uma peça essencial ao EaD

03/03/2021
Como um maestro em uma orquestra, o tutor EaD também auxilia no desenvolvimento pedagógico dos cursos e no aprendizado dos estudantes.

A pandemia colocou definitivamente o Ensino a Distância (EaD) na pauta obrigatória de quem estuda ou pretende estudar. Impulsionado pelo período de quarentena em função da Covid-19, escolas no mundo todo adotaram essa modalidade de ensino. Nesse novo cenário, a tarefa do professor tutor nos cursos de EaD provoca algumas dúvidas. Seria mesmo o tutor uma figura determinante, ou até necessária, no processo de aprendizagem a distância? Descubra aqui os 5 papéis fundamentais do tutor para que um curso de EaD alcance seus objetivos, bem como os de seus professores e alunos.

A importância do EaD

Quem lembra dos cursos ofertados nas páginas centrais das revistas de circulação nacional, nos idos dos anos de 1970 e 1980? Os cursos eram ministrados por carta a partir do envio, pelo aluno interessado, de um cupom pelos Correios. A instituição devolvia uma apostila com conteúdos e testes e, assim, se dava o ensino a distância em seus primórdios.

Com as novas tecnologias, a Educação a Distância passou a ser utilizada via on-line, através de sistemas de software para aprendizado e com possiblidades diversas de acessos, conforme a operação e os objetivos de cada instituição. A primazia do EaD reside no fato de chegar a um grande número de alunos, localizados em vários locais diferentes, com disponibilidade de tempo diversos para o estudo.

Como a modalidade necessita de uma infraestrutura menor do que a habitualmente utilizada em um curso presencial, os cursos EaD também vêm se caracterizando por serem mais baratos, possibilitando que muita gente consiga realizar o sonho de uma graduação ou uma pós-graduação.

Pandemia desmistifica o Ensino a Distância. Saiba mais sobre essa nova realidade!

Mas, afinal, qual o papel do tutor nesse tipo de ensino?

Como um maestro em uma orquestra, o tutor EaD trabalha o desenvolvimento pedagógico e educacional dos cursos, orienta os alunos e organiza o fluxo do conhecimento, tirando as dúvidas dos estudantes, orquestrando as diferentes pontas envolvidas no processo para que todas conversem e cheguem aos objetivos comuns. Veja 5 tarefas essenciais do tutor de EaD para o alcance do sucesso:

1 - Ensinar

O tutor EAD é um novo tipo de educador, apto a desenvolver o conhecimento dos alunos cooperativamente, sempre em dia com as tendências da educação e da tecnologia. Ele está sempre atualizado sobre as políticas educacionais, sobre sua área de atuação e as ferramentas que utiliza para passar os conhecimentos a distância,

2 - Aprimorar

O tutor cria meios e formatos facilitados para passar conhecimento através das ferramentas disponíveis para sua aquisição, usando a funcionalidade e os recursos da plataforma EaD para compartilhar conteúdos de forma que todos os alunos possam acompanhá-los.

3 - Incentivar

O modelo de educação a distância desperta em muitos alunos a necessidade de aprimorar a capacidade de foco nas aulas, mesmo sem estarem em uma sala de aula. Incentivar o engajamento e a integração dos alunos mesmo de longe é tarefa fundamental do tutor EaD. Ele é um guia e um motor do desenvolvimento intelectual dos alunos, incentivando o acompanhamento devido das aulas, a participação em atividades e em grupos de discussão.

4 - Esclarecer

O tutor EAD está disponível para tirar dúvidas, direcionar conteúdos, corrigir provas e exercícios e, muitas vezes, produzir o próprio conteúdo pedagógico. Ele oferece feedbacks rápidos aos alunos a respeito de qualquer demanda relacionada ao curso e aos conteúdos.

5 - Avaliar

O tutor atua ativamente na avaliação da aprendizagem dos alunos, identificando dificuldades e obstáculos e trabalhando de forma assertiva em cima dessas informações.

Portanto, o tutor EaD é o grande regente do processo de aprendizado dos alunos e de seu desenvolvimento rumo à conquista de um diploma e do passaporte para sua afirmação ou aprimoramento profissional.