Vestibular ou Processo Seletivo

Como ingressar no Ensino Superior?

25/07/2019
Por: Diulia Soares
Entenda as diferenças para decidir o melhor momento para iniciar sua graduação (Foto: Paola Aguilar)

No decorrer do ensino médio, principalmente no último ano, o estudante se depara com diversas alternativas, entre elas a de começar sua trajetória na área acadêmica. Diante de tantas possibilidades, é normal surgirem diversas dúvidas. Para aqueles que já pensaram sobre seu projeto de vida e já têm ideia de qual profissão seguir, é o momento de decidir como ingressar no ensino superior. E agora, processo seletivo ou o vestibular? Tem diferença entre eles?

Processo Seletivo

Um meio alternativo ao Vestibular tradicional para selecionar alunos em determinados cursos. Geralmente, um novo processo é aberto a cada semestre do ano. Para os cursos superiores, o processo seletivo avalia as melhores notas do ensino médio, do primeiro ao terceiro ano. Algumas instituições consideram as notas até o segundo ano, para quem ainda estiver cursando o ensino médio. Notas do Enem também podem ser avaliadas, de acordo com a concorrência exigida do curso escolhido. Ainda, se for o caso de uma segunda graduação, o histórico da graduação anterior também pode servir como critério.

Nota do Enem

Após realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), você terá uma nota média referente a essa prova. Para se inscrever no processo seletivo com intuito de iniciar uma graduação, você pode comprovar sua nota, que não poderá ser igual a 0 (zero), e concorrer com outros alunos. Geralmente a média exigida é a mesma que a do próprio ENEM, que é de 450 pontos. Alguns cursos, como Medicina, por exemplo, requerem médias mais altas devido ao grande número de estudantes que desejam ingressar. No caso deste curso, em específico, a seleção via nota do ENEM acontece apenas em universidades públicas.

E quem não concluir o ensino médio?

Também pode participar de Processo Seletivo para ingressar em um curso superior desde que obtenha a nota do Encceja. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos representa o certificado de término do ensino médio para estudantes que não completaram no tempo regular. Quem precisou dar uma pausa nos estudos durante o ensino médio poderá realizar esta prova.

Vestibular

Outra forma de ingressar em um curso superior é pelo vestibular. O aluno não precisa passar por processos de seleção e eliminatórias, mas deve realizar uma prova e, assim, tentar obter a média e classificar-se para a vaga. Para participar da prova, não é necessário ter concluído o Ensino Médio – você pode participar como treineiro. Mas, caso você esteja tentando uma vaga no ensino superior, precisa ter concluído ou estar no último ano do ensino médio. Isso porque, quando aprovado e for regularizar a matrícula junto à instituição, é necessário ter finalizado o Ensino Médio.

Para realizar a prova do vestibular, você precisa se inscrever pelo sistema da instituição que escolher. Em Santa Catarina, para ingressar nas universidades comunitárias, como a Unochapecó, a organização é via ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

Ao escolher o processo de vestibular, o aluno deve ter em mente o curso que deseja frequentar, pois, ao fazer a inscrição, um dos requisitos é informar o curso escolhido pelo aluno e, eventualmente, uma segunda opção, em caso de poder optar. Após efetuar o registro no sistema e pagar o boleto referente à taxa de inscrição, basta estudar para a prova que requer conhecimentos gerais.

E nos cursos a distância?

Para ingressar em um curso superior a distância, há quatro possibilidades:

8 fatos que você precisa saber sobre o EaD. Clique aqui!

Prova de seleção: em algumas instituições, como é o caso da Unochapecó, é realizada uma prova de redação para selecionar os candidatos.

Transferência: se você estiver cursando presencial e está disposto a trocar para modalidade a distância, isso é possível. As transferências são rápidas e você poderá aproveitar matérias já realizadas no curso presencial. Geralmente, essa situação é regulamentada via edital publicado pelas instituições.

Vestibular: inscrever-se para o vestibular para cursar EaD é possível; basta realizar a prova e aguardar o resultado.

Nota do Enem: a nota do Exame é capaz de possibilitar a entrada de alunos para cursos do ensino a distância, dependendo apenas da nota obtida pelo candidato.

Na Unochapecó você pode encontrar cursos integrados tanto em bacharel, licenciatura ou tecnólogo.

E você, tem alguma curiosidade ou dúvida de como ingressar no ensino superior? Deixe nos comentários que a gente responde =)