Ensino a distância

Como surgiu a graduação a distância no Brasil?

15/06/2020
Por: Alessandra Dias
Foto: pch.vector/ Freepik.com

A procura pelo ensino a distância cresce cada vez mais nos dias de hoje. A possibilidade de ter um curso superior com uma boa qualidade de aprendizagem atrelada a flexibilidade do EaD tem atraído as pessoas que procuram por novas oportunidades profissionais.

Nesta modalidade educacional você vai ter aulas transmitidas ao vivo, além de aulas gravadas com professores qualificados para ministrar os conteúdos.

Descubra 8 fatos sobre a graduação a distância clicando aqui.

História do Ensino a Distância

De acordo com a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) as primeiras experiências com Educação a Distância no Brasil podem ter sido perdidas. Os primeiros dados aparecem no século XX e ajudam a compreender como o ensino a distância iniciou. Confere aí alguns dados da ABED que fazem uma linha do tempo sobre a história do Ensino a Distância:

Alguns registros mostram anúncios de 1904 que oferecem profissionalização por correspondência para datilógrafo. O rádio foi um grande difusor do ensino a distância, visto que em sua origem a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro oferecia cursos EAD em 1923 e mais tarde, em 1934, a Rádio-Escola Municipal no Rio disponibilizava folhetos e esquemas de aulas, e também utilizava a correspondência como forma de contato com os estudantes.

Esta ascensão do rádio na educação, impulsionou a abertura do primeiro instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência. A partir disso, surgiram outras instituições ao longo dos anos, o que fez as correspondências e o rádio andarem juntos por um período.

A televisão também entra neste processo de educação a distância no Brasil, em 1976, é criado um Sistema Nacional de Teleducação, com cursos através de material instrucional.

EaD com inscrições abertas e gratuitas na Unochapecó, saiba mais!

Mais tarde, a Universidade de Brasília, pioneira no uso da Educação a Distância, no ensino superior no Brasil, cria cursos veiculados por jornais e revistas, que em 1989 é transformado no Centro de Educação Aberta Continuada, a Distância (CEAD) e lançado o Brasil EAD.

No ano de 1992, é criada a Universidade Aberta de Brasília, acontecimento bastante importante na Educação a Distância do nosso país. A criação do Centro Nacional de Educação a Distância e no ano seguinte a Secretaria de Educação a Distância (SEED), pelo Ministério da Educação também marcaram a história.

A Educação a Distância surge oficialmente no Brasil, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, embora somente regulamentada em 20 de dezembro de 2005 pelo Decreto° 5.622. E assim, deu-se início a esta modalidade de ensino no Brasil, conhecida como EaD.

Aqui na Uno, esse modelo de graduação chegou no dia 13 de fevereiro de 2016, com a aula magna do curso de Biblioteconomia. A universidade apresentou o método de educação a distância para professores, técnicos e estagiários, além do seu diferencial: os módulos de estudo. A proposta inovadora proporcionou à comunidade o acesso a um ensino superior a distância de qualidade na região, e atualmente a instituição oferece 11 cursos de graduação na modalidade EaD.

Para saber mais sobre a graduação a distância acesse unochapeco.edu.br/ead

E você, tem alguma dúvida ou curiosidade sobre a graduação a distância? Comenta aí embaixo =)