Bolsas de Estudo e Financiamentos

Entenda as diferenças e quem pode solicitar esses benefícios

25/10/2019
Por: Bruna Gatto
Foto: Eduarda Carlesso

Muitos estudantes têm o sonho de entrar para a faculdade e fazer o curso dos sonhos, mas às vezes existem barreiras financeiras que podem dificultar. Há aqueles que saem da vida no campo ou precisam mudar de cidade, por exemplo. Outros procuram apartamentos compartilhados para reduzir gastos, mas ainda assim fica complicado se sustentar.

Nós conhecemos bem os malabarismos que, às vezes, são necessários para ingressar no ensino superior e realizar o sonho da graduação. 

Com o auxílio do governo e das instituições de ensino, há algumas soluções oferecidas. Entre as mais conhecidas estão as bolsas de estudo, crédito estudantil – CredIES e o financiamento – Bradesco Universitário.

Mas como é possível fazer faculdade a partir de financiamentos/créditos? Quais os diferentes tipos de bolsas de estudo? E quais são as outras formas de driblar a dificuldade financeira?

 

Nesse texto, a gente vai ajudar você a encontrar essas respostas, confere aí!

 

Bolsa de estudo 

 

As bolsas de estudo são formas de ajudar o estudante a cursar uma faculdade custeando o valor da mensalidade, que pode ser total ou parcial, de acordo com a modalidade de bolsa que ele for contemplado e a faixa de renda familiar que o estudante se encaixa.

 

A Unochapecó oferece bolsas de estudo através de três modalidades:

* Lei Federal com percentuais de 50% e 100%: 

A bolsa integral (100% do valor da mensalidade) é destinada aos estudantes que não possuem outro curso de graduação, ingressantes por vestibular ou processo seletivo, cuja renda familiar per capita não exceda o valor de 01 (um) salário-mínimo e ½ (meio). Para concorrer a bolsa de estudo, o estudante deverá ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.

A bolsa Parcial (50% do valor da mensalidade) é destinada aos estudantes que não possuem outro curso de graduação, cuja renda familiar per capita não exceda o valor de 03 (três) salários mínimos. 

 

* Artigo 170 - Constituição do Estado de Santa Catarina com percentuais de 100%, 50% e 25%:

Segundo o Art. 170, estudantes de escolas públicas e privadas podem concorrer às bolsas e aproveitar o benefício se estiverem dentro das diretrizes solicitadas, o que inclui todas as solicitações e validação dos documentos.

As bolsas integrais (100%) são exclusivamente destinadas para estudantes com deficiência ou invalidez permanente. Já as bolsas parciais (25% e 50%) são destinadas aos demais estudantes, que não possuem outro curso de graduação e que, entre os estudantes solicitantes, apresentarem maior carência socioeconômica.

Para concorrer as modalidades desse benefício é obrigatório o preenchimento do cadastro do UNIEDU semestralmente. Os estudantes da Unochapecó contemplados com recursos do Art. 170 deverão realizar 20 horas em programas/projetos de extensão no semestre em que forem beneficiado. As bolsas do Art. 170 são disponibilizadas para estudantes de graduação presencial e EaD.

 

* Artigo 171 – Constituição do Estado de Santa Catarina:

As bolsas são direcionadas apenas para estudantes de escolas públicas, para estudantes que não possuem graduação, que residem há no mínimo dois anos em Santa Catarina, que possuem cadastro no UNIEDU, além de atender todos os demais requisitos estabelecidos em edital. Além de outros critérios exigidos pela legislação, que devem arcar com a apresentação dos documentos corretos e que estejam de acordo com as exigências da instituição. Essa modalidade pode atingir até dois salários mínimos vigentes no mês de dezembro do ano passado.

 

Outros tipos de bolsas

 

São aquelas fornecidas aos acadêmicos que sejam integrados e demonstrem participação ativa em projetos culturais ou relacionados ao esporte.

Também há a bolsa de incentivo à pesquisa em período de graduação. A bolsa de pesquisa é menos concorrida porque o estudante precisa iniciar uma pesquisa acadêmica para concorrer ao benefício.

 

Como solicitar as bolsas de estudo

 

Alguns procedimentos podem ser meio burocráticos, mas é por meio deles que a instituição de ensino oferece as bolsas de estudo. Também são esses procedimentos que buscam garantir que o processo aconteça de modo justo e beneficie as pessoas que realmente têm necessidade. Tudo começa com a publicação dos editais que regulamentam o processo, desde o cadastro do aluno que deseja concorrer às bolsas de estudo até a contemplação.

 

- A instituição comunica os editais das bolsas de estudos. Na Unochapecó é neste site;

- O estudante realiza o cadastro no site do Uniedu;

- O estudante precisa levar, até a instituição que está matriculado, os documentos necessários;

- Após a validação dos documentos e da inscrição no site do Uniedu, os beneficiados são comunicados pela instituição. Normalmente em murais espalhados pelo campus.

 

Para solicitar bolsa de estudo é necessário estar devidamente matriculado para ter acesso ao formulário de inscrição por meio do portal MinhaUno. O acadêmico preenche todas as informações solicitadas e anexa todos os documentos que comprovem sua situação.

Para os estudantes que já possuem bolsa de estudo do Artigo 170 e Art. 171 do Estado de Santa Catarina ou que queiram se candidatar a futuros editais, devem, obrigatoriamente, se cadastrar ou atualizar os dados no site do Uniedu.

A bolsas de estudo variam de 25% a 100% sendo os percentuais descontados nas mensalidades (incluindo matrículas e rematrículas, totalizando seis parcelas no semestre). As bolsas integrais com recursos da Lei Federal possuem duração até o final do curso, enquanto que as bolsas parciais a duração é semestral. Na hora da contemplação se considera o  Índice de Carência - IC (ordem de classificação final) bem como os documentos que o estudante envia na inscrição - que deve conter todas as informações necessárias para a seleção, como a quantidade de pessoas que fazem parte da família, a renda de todos os membros do grupo familiar, entre outros.

A cada semestre, um novo edital é publicado no site da Unochapecó e também em murais - localizados ao lado do Setor de Bolsas, para facilitar o acesso dos alunos. A cada edital, os estudantes que ainda não possuem bolsas podem concorrer; precisam apenas fornecer os documentos necessários. Dentro do período regulamentado, o resultado é publicado.

Para os acadêmicos que já possuem o benefício, devem comparecer na universidade e assinar as listas de recebimento. Para continuidade do benefício há outros critérios, como o desempenho acadêmico, a atualização do Uniedu entre outros.

 

Critérios de manutenção da bolsa

 

As bolsas integrais para calouros se mantém durante todo o curso, desde que cumpridos os critérios de manutenção. O acadêmico que possui a bolsa deve manter a assinatura semestral. Para o preenchimento do formulário, a manutenção é anual, conforme Portaria de Manutenção a ser publicada semestralmente.

Para não perder a bolsa, o estudante não deve ultrapassar a renda per capita de um salário mínimo e meio (1,5), não apresentar mais que duas reprovações por nota e nenhuma reprovação por falta ou desistência durante cada semestre. 

 

Por que fazer uma graduação? Já pensou nisso? Acesse o link e confira as vantagens.

 

CredIEs

 

Outra forma de não interromper e nem atrasar os estudos é parcelar os pagamentos das mensalidades por meio do Crédito Estudantil, o CredIES que oferece créditos de 25% e 50%. Essa modalidade oferece a possibilidade de pagar as mensalidades após o término da graduação e o acadêmico pode solicitar a suspensão por somente um semestre.

O estudante paga 50% ou 75% do valor durante o processo de graduação (dependendo do percentual de crédito solicitado) e, após a conclusão do curso, efetua o pagamento dos 25% ou 50% restantes.

As vantagens do CredIEs são: ter mais tempo para pagar o valor da graduação com a menor taxa administrativa (valor cobrado pela Fundacred para administrar o contrato) sendo apenas 0.35% ao mês e 4.2% ao ano que terá de pagar a mais no valor da mensalidade. O estudante inicia o processo de pagamento após a data prevista para a formatura. A restituição é feita diretamente à Fundacred.

 

Como solicitar o CrediEs

 

O CredIES Unochapecó está disponível para cursos de graduação na modalidade presencial. A solicitação de crédito é feita totalmente online, no Portal do Estudante. Para solicitar o crédito é necessário apresentar um fiador com renda superior a 1,5x o valor da mensalidade integral. 

Supomos que a mensalidade seja no valor de R$ 500,00, então, o fiador deve ter salário superior 1,5x a mais deste valor. Neste exemplo ele teria de receber por mês, no mínimo, R$ 1.500,00 para poder ser um fiador do CredIEs.

 

Para menores de idade, é necessária a assinatura do responsável legal. Você também pode simular qual seria seu desconto no CredIEs, basta acessar o site do Crédito Estudantil.

 

Linha de Crédito Universitária

 

Para os estudantes da Unochapecó, há uma Linha de Crédito destinada ao financiamento de cursos de graduação presenciais que contribui para concluir o curso e pode ser pago no dobro do tempo, sem parcelas cumulativas.

O Crédito Universitário do Bradesco poderá ser solicitado em qualquer mês do semestre letivo, saiba mais aqui.

 

 

Ainda tem dúvidas?

 

Acesse aqui o e-book de Bolsas de Estudo da Unochapecó e entenda como funcionam os nossos sistemas.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre as bolsas de estudo, financiamentos ou créditos estudantis você pode entrar em contato com a Unochapecó, com os setores responsáveis. 

Setor de Bolsas da Unochapecó: 

Site: unochapeco.edu.br/bolsas

E-mail: bolsas@unochapeco.edu.br

Telefone: (49) 3321-8252

Localizado no bloco A no campus Chapecó.

 

 

comments powered by Disqus