Engenharia de Avaliações e Perícias

Noções básicas sobre perícia ambiental

22/09/2020
Por: Alessandra Dias
Peritos ambientais são fundamentais para amenizar impactos no meio ambiente. (Foto: Saffu/Unsplash)

Você sabe a importância da perícia ambiental? Hoje em dia, onde muitos danos ambientais são cometidos, essa atividade se mostra cada vez mais importante. Bom, perícia ambiental surgiu da necessidade de ter uma investigação e controle dos danos cometidos contra o meio ambiente e, assim, ter possibilidade de oferecer laudos periciais para que a Lei de Crimes Ambientais aplique as punições adequadamente ou faça possíveis reparações no âmbito. 

Mas não é só isso, em seguida veremos alguns conceitos básicos sobre perícia ambiental. 

 

Da análise ao processo judicial 

 

Na perícia ambiental você vai fazer uma análise técnico-científica, em outras palavras você vai documentar detalhes do ocorrido, identificar o que aconteceu, dimensionar o espaço, fazer um exame do local, verificar a profundidade do dano e fazer a valoração. Esse levantamento de informações é organizado em laudos periciais, que vão incluir todas as etapas da pesquisa de campo. Essa etapa do laudo pericial é muito importante, pois esse documento pode ser decisivo no processo do julgamento.

Para executar um bom laudo você precisa ter uma postura ética, ser um bom analista e também observador, já que um detalhe pode fazer toda a diferença na decisão do juiz.

É importante destacar também que uma perícia está associada a um dano, crime ou infração e pode ser judicial, mas também extrajudicial. Na perícia judicial, tem esfera penal onde há investigação de um crime e na esfera civil a ação é identificar um dano. A perícia extrajudicial acontece fora de um processo judicial, assim, o profissional é contratado conforme a necessidade do cliente.

 

Você sabia que existe o Dia Mundial da Alimentação? Clica aqui e confira!

 

Perícia Ambiental pode ser um assunto complexo e nesses momentos livros podem nos ajudar a compreender melhor. Confere aí embaixo algumas indicações sobre o tema ;)

 


Perícia Ambiental Criminal 

Autor: Domingos Tocchetto


Perícias Ambientais: Solução de Controvérsias e Estudo de Casos 

Autor: Jorge Pereira Raggi


Manual prático de perícias ambientais

Autor: Arrenius Igor Bettiol


Perícias Rurais & Florestais: Aspectos Processuais e Casos Práticos

Autor: Zung Che Yee 


 

Devido a necessidade de controle das atividades humanas no meio ambiente, esses profissionais especializados em perícia ambiental se tornam fundamentais para amenizar impactos e ajudar no desenvolvimento de um país preservado e mais sustentável.

Se interessou no assunto, mas ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que ajudamos você!

comments powered by Disqus