Especialização x MBA

Qual a melhor opção para a sua carreira?

21/12/2020

Quem já tem um diploma de graduação e pretende fomentar seu currículo e seus conhecimentos acerca de determinada área encontra nos cursos de pós-graduação e MBA os caminhos mais reconhecidos pelo mercado e pelas empresas. Muitas delas, inclusive, já exigem um curso de pós-graduação na hora de selecionar os colaboradores para seus cargos mais estratégicos. Várias são as opções de cursos, mas igualmente variadas são as dúvidas dos profissionais que pretendem engatar um curso de pós-graduação. Qual o melhor: especialização ou MBA? A Unochapecó te ajuda, aqui, a escolher o melhor caminho para o seu aprimoramento profissional!

Pós-Graduação – Especialização

Os cursos de Especialização focam em uma área específica, aperfeiçoando o conhecimento do aluno em determinados temas. São para quem pretende se especializar em uma área e quer aprimorar sua atuação neste mercado de trabalho, adquirindo diferenciais que o farão ganhar a disputa por cargos em seu campo de atuação.

Profissionais com experiência prática de mercado podem subir degraus em seu ramo de atuação com uma Especialização, abrindo novos caminhos profissionais e direcionando ou redirecionando sua carreira. Por exemplo, um advogado que já atua no mercado e faz uma Especialização em Direito Público, com Ênfase em Direito Constitucional e Administrativo.

Saiba como uma pós-graduação pode fazer a diferença no seu currículo!

Pós-Graduação – MBA

Da mesma forma que a Especialização, o Master Business Administration (MBA) é uma pós-graduação focada no mercado de trabalho. Contudo, os cursos dessa natureza estão relacionados diretamente à área de negócios e gestão dos diversos campos de atuação no mercado.

Os MBAs são cursos para profissionais que já têm alguma estrada e querem impulsionar suas carreiras em determinada área chegando a cargos de administração, gerenciamento, direção e presidência de empresas. Quem resolve empreender e abrir a sua própria empresa também pode se beneficiar dos conhecimentos adquiridos com um curso de MBA – inclusive, há alternativas bem focadas neste assunto, como o MBA em Empreendedorismo e Inovação. Estudos sobre o cenário econômico e o mercado dominam a grade curricular dos cursos de MBA.

Como saber se é hora de fazer uma pós-graduação?

Independentemente da escolha do curso, é importante avaliar, antes de eleger a Especialização ou o MBA, em que momento de carreira o profissional se encontra. É mais técnico? É de gestão? Acadêmico? E qual o objetivo para a carreira desse profissional? Ser promovido? Almejar um cargo de gestão? Mudar de área de atuação? Em paralelo, importante também é obter informações sobre a credibilidade da universidade que oferece os cursos conforme o interesse, qual sua avaliação pelo MEC e se a grade de disciplinas dos cursos oferecidos pela instituição é do interesse do profissional e casam com seus objetivos.

Ainda está em dúvida? Conte com a Unochapecó para obter mais informações sobre cada modalidade de pós-graduação e sobre os cursos ofertados pela instituição. A Unochapecó é avaliada com nota máxima pelo MEC, indicando a excelência universitária e o compromisso com a educação e a comunidade.