Networking

Tenha uma rede de contatos e amplie sua carreira

10/09/2020
Por: Eduarda Carlesso
Negócio foto criado por jcomp - br.freepik.com

Networking, também conhecido como “rede de contatos”, é um termo em inglês e vem do “net”, que significa rede, e “work”, trabalho. Portanto, é uma rede de contato profissional para cultivar relações que podem te ajudar em muitos casos no ambiente de trabalho. Vamos entender por que é tão importante ter um bom networking? Acompanha:

Esse relacionamento que você mantém com profissionais de diversas áreas do mercado de trabalho pode ter várias finalidades. Fortalecer as amizades, estreitar negociações entre empresas, ou ainda aumentar as possibilidades de novas oportunidades de trabalho. Para isso, a troca de experiências e informações é essencial! Essa conexão com outras pessoas te ajuda a crescer profissionalmente, além de aprimorar seu conhecimento.
 

Já pensou em aprender um novo idioma? Clica aqui e conheça 5 motivos para começar agora! 


Mas quem são essas pessoas que podem fazer parte do networking? Um bom começo são pessoas que já passaram pela sua vida. Amigos de escola, vizinhos, ex-chefes, colegas da faculdade, etc. Provavelmente essas pessoas estão inseridas no mercado de trabalho e pode ser interessante cultivar uma relação de amizade, que acaba se estendendo a uma relação profissional. Além disso, suas ações também podem ser responsáveis por construir uma boa rede de contatos. Participar de palestras, congressos e eventos em geral sobre assuntos do seu interesse podem fazer você conhecer vários profissionais da área e iniciar uma boa relação por meio da troca de informações e experiências.

Confira o depoimento de João Pietro Bridi, já formado e pós-graduado, destacando a importância do networking:

"Networking é extremamente importante. Seja na graduação, no seu ambiente e trabalho e também na Pós-Graduação. Eu diria que na pós-graduação isso é muito maior, pois une conhecimentos e contatos da graduação e também da sua carreira. Em uma sala de aula de especialização você tem contato com diferentes profissionais da área, que atuam em segmentos diversificados, e que podem ficar presentes em sua agenda de contatos para além da conclusão do curso. Eu me especializei em 2016 e, quatro anos depois, continuo mantendo contato com meus ex-colegas em nosso grupo de whatsapp. Lá nós compartilhamos nossas conquistas e também sempre pedimos auxílio se alguém conhece um fornecedor, possui um contato de influenciador ou até mesmo se um colega ainda tem o conteúdo da aula, que pode vir a ser útil no mercado de trabalho. Pós e networking estão muito ligados."

 

Para construir um bom networking são necessários naturalidade e bom senso. Manter esses relacionamentos é uma ação que deve ser realizada com frequência, mas com sabedoria. Utilizar as redes sociais e demais canais de comunicação pode ajudar nessa questão. Mas além disso, outras atitudes também importam muito nessa construção. Vamos listar algumas delas:

  • Para ser lembrado, fazer um bom trabalho na função atual é fundamental, pois pode gerar futuras indicações para outros empregos. Ser útil para as pessoas também é uma boa dica, reforce seu interesse em fortalecer a relação profissional e ajude quem puder. Mas lembre-se: sem esperar nada em troca.
  • A melhor forma de nutrir um bom networking é relacionar-se com pessoas que você tenha afinidade e interesses em comum. Dessa forma, essas relações serão duradouras.
  • Seja interessado e sincero. Busque nutrir os relacionamentos com autenticidade e dedicação, assim, você se diferencia dos demais.
  • Deixe claro para as pessoas quais são seus objetivos e intenções. Saber se expressar é essencial na comunicação com o seu networking.


Ou seja, é possível compreender que as pessoas que convivemos também fazem parte da nossa carreira. Um networking rico e bem nutrido pode ser essencial para aumentar as oportunidades de sucesso profissional. As relações devem ser de troca, você deve pensar no que tem a oferecer muito além dos benefícios que receberá.
 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comenta que a gente te responde ;)

comments powered by Disqus