Minha Uno
Menu Busca

Clínica Escola de Fisioterapia

A Clínica Escola de Fisioterapia Sabrina Fiorentin Sfreddo, anexa ao subsolo do Bloco G3 da Unochapecó, foi fundada em agosto de 2007, e desde março de 2011 encontra-se nestas instalações, ocupando uma área de 680m2. Conta com uma ampla estrutura para atender as mais diversas áreas abrangidas pela Fisioterapia, sempre visando um serviço especializado de qualidade e humanizado. 


A fisioterapia tem a responsabilidade de avaliar o paciente, dar o diagnóstico cinético funcional, prescrever o tratamento e realizá-lo, nos diversos ciclos de vida do paciente. Atuando de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa conforme cada necessidade.


Este local não é somente um campo de ensino para o estágio curricular obrigatório (ambulatorial), mas também um espaço para desenvolvimento de estágio não obrigatório, pesquisas e extensão. A Clínica Escola de Fisioterapia dispõe de equipamentos, técnicas e profissionais qualificados (fisioterapeutas e/ou docentes)  para supervisionar e orientar os estudantes à prestar a atenção necessária aos pacientes vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde), funcionários da instituição e toda à comunidade da região.

 

ÁREAS DE ATENDIMENTO

Fisioterapia nas Disfunções músculo-esqueléticas 
É uma das áreas mais conhecidas da Fisioterapia, responsável pelo atendimento de pacientes com alterações ortopédicas, traumatológicas e desportivas, seja em condições agudas, crônicas, pré e ou pós-operatórios. Tem o objetivo de prevenir e recuperar as desordens desse sistema incluindo processos inflamatórios, tais como tendinites e bursites; fraturas, desvios posturais entre outras alterações que acometam os ossos, músculos e/ou articulações.

 

Fisioterapia nas Disfunções cardiorrespiratórias e vasculares
É a área de especialidade da fisioterapia voltada para atender disfunções cardíacas, respiratórias e vasculares. Entre os casos atendidos nessa especialidade destacam-se a reabilitação cardiorrespiratória e vascular para pacientes com doenças pulmonares, pós infarto agudo do miocárdio, pré e  pós-operatório de cirurgias cardíacas, pulmonares e vasculares, amputados entre outras alterações desta área.

 

Fisioterapia neurofuncional (adulto e infantil)
É a área de especialidade da fisioterapia que atua nas limitações resultantes de danos ao sistema nervoso, abrangendo tanto o sistema nervoso central como o periférico, bem como aqueles com doenças neuromusculares. A intervenção fisioterapêutica pode-se destacar nos casos de Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Mielomeningocele, Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismo Craniano, Traumatismo Raquimedular, Ataxias, entre outras patologia.

 

Fisioterapia na Gerontologia e Populações Especiais
Esta área envolve tanto a população idosa que é acometida por alterações do envelhecimento humano como populações especiais que envolve tanto o público com alterações oncológicas como os que possuem distúrbios uroginecológicos e gestantes. Destaca-se algumas das alterações que são atendidas nesta área: distúrbios osteomioarticulares, incontinência urinária, Parkinson, Alzheimer, atrofias musculares como também pré e/ ou pós-operatórios.

 

 

ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 13h às 19h
Telefone: (49) 3321-8056
E-mail: clinfisio@unochapeco.edu.br 

 

Whatsapp Image